InícioCÂMARA DE SÃO PAULOSubcomissão discute ajustes finais na construção do Conselho Municipal de Política Cultural

Subcomissão discute ajustes finais na construção do Conselho Municipal de Política Cultural


MARIANE MANSUIDO
HOME OFFICE

Nesta quarta-feira (25/11), a Subcomissão do Plano Municipal de Cultura, vinculada à Comissão de Finanças e Orçamento, continuou o debate a respeito da reformulação do Conselho Municipal de Política Cultural, um assunto que sendo tratado com movimentos do setor, representantes do Executivo e com os vereadores.

A principal preocupação dos trabalhadores e ativistas culturais é que a discussão avance a tempo de votar o projeto ainda este ano. A reformulação do Conselho Municipal de Cultura está prevista no PL (Projeto de Lei) 248/2015, do Executivo, e já foi aprovada em primeira discussão no Plenário. A proposta da Subcomissão é construir um substitutivo ao PL, em acordo tanto com os movimentos quanto com a Secretaria Municipal de Cultura.

A constituição do Conselho foi desenhada em discussões ao longo dos últimos anos, e prevê 8 assentos fixos para representantes do Executivo, 19 para a sociedade civil e 5 assentos para representantes territoriais, que correspondem a cada uma das regiões da capital paulista. A nova configuração pretende tornar o órgão mais plural e contemporâneo, ampliando a participação social.

Para Alessandro Azevedo, da Aliança Pró Circo, é preciso avançar nas discussões e chegar ao ponto final, que é a segunda votação no Legislativo. “Esse é o modelo mais próximo do que se imaginou, com a junção de parlamento e trabalhadores”, explicou Azevedo.

Sérgio Alves, ativista cultural, também reforçou a necessidade de finalizar as discussões sobre o projeto. “Se o Conselho estivesse funcionado na pandemia, talvez poderia ter atuado mais, como na Lei Aldir Blanc. É preciso fortalecer esses caminhos para participar das decisões da Cultura”, defendeu.

Presente à reunião, a representante da Secretaria Municipal de Cultura, Priscila Machado, disse que a pasta ainda não conseguiu finalizar a análise das propostas dos movimentos, e que enfrentam dificuldades em frente aos desafios da pandemia. No entanto, ela também se prontificou a definir uma agenda de reuniões com vereadores e representantes para acertar as pendências do projeto.

O vereador Antonio Donato (PT) disse que o objetivo é construir uma proposta com a Secretaria de Cultura, e não impor decisões. Por isso, o parlamentar defendeu a necessidade de reuniões para alinhamento com a pasta da Cultura, e também afirmou que será realizada uma Audiência Pública específica para tratar dos recursos para o setor previstos no Orçamento 2021.

Presidente da Subcomissão, a vereadora Soninha Francine (CIDADANIA), reforçou que a determinação dos parlamentares é aprovar o substitutivo ainda este ano, mas que é preciso articulação com a Prefeitura. “Não adianta aprovar um PL aqui sem alinhamento com o governo”, esclareceu. Soninha também declarou que o objetivo é buscar a maior representatividade possível no órgão, sem deixar de discutir os assuntos com profundidade.

Uma nova reunião para devolutiva da Secretaria Municipal de Cultura sobre o projeto está prevista para o dia 04/12.

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA