InícioCÂMARA DE SÃO PAULOReunião de trabalho da Comissão de Educação discute implementação do Ensino Médio...

Reunião de trabalho da Comissão de Educação discute implementação do Ensino Médio na capital


MARCELO FIGUEIREDO
DA REDAÇÃO

A Comissão de Educação, Cultura e Esportes realizou na tarde desta quarta-feira (9/12) uma reunião de trabalho para discutir questões ligadas à educação paulistana. O encontro foi dirigido por Márcia Fonseca Simões, dirigente sindical do SINESP (Sindicato dos Especialistas de Educação do Ensino Público Municipal de São Paulo), a pedido do vereador Eliseu Gabriel (PSB), presidente da Comissão.

Os vereadores e convidados participantes concentraram as discussões em torno do adiamento da implementação da fase 2 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Ensino Médio paulistano para 2022.

“A Lei 13.415 e a regulamentação que a seguiu, que é a Lei da Reforma do Ensino Médio, os pareceres e, inclusive, a própria resolução 186/2020, do Conselho Estadual de Educação, também reconhecem e apontam que 2022 é o ano estabelecido como o ano inicial para implantação da BNCC nas redes estaduais, municipais e nas escolas particulares”, lembrou, Romildo Rodrigues, que é professor da EMEFM (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio) Oswaldo Aranha Bandeira de Mello. “O que a Prefeitura está fazendo, e já o fez a partir desse ano com o diurno, é adiantar o processo para 2020, e na sua proposta que é adiantar o processo para 2021, quando poderia fazer em 2022. Portanto, adiar para 2022 não está fora da lei, está dentro da lei”, finalizou.

Uma das questões mais levantadas é a possibilidade de na segunda fase de implantação parte do conteúdo curricular ser oferecido na modalidade ensino a distância. “Não adianta distribuir tablets, se os nossos alunos não têm o seu 4G, 5G, não tem wi-fi, eles não vão conseguir”, afirmou Célia Cordeiro, do SINPEEM – SP (Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal de São Paulo).

O vereador Toninho Vespoli (PSOL) lembrou ainda da questão do local de estudos dos alunos e também que o conteúdo EAD deve servir como um complemento, e não como uma regra, principalmente em uma fase onde a evasão costuma ser alta.

Comissão de Educação, Cultura e Esportes volta a se reunir na próxima quarta-feira (16/12), além da reunião do Comitê Emergencial de Crise da Educação de 2020, agendada para terça-feira (15/12).

Os vereadores presentes na reunião de trabalho foram Eliseu Gabriel (PSB)Claudinho de Souza (PSDB)Eduardo Suplicy (PT)Gilberto Nascimento Jr. (PSC) e Toninho Vespoli (PSOL).

A íntegra da reunião de trabalho da Comissão de Educação, Cultura e Esportes pode ser conferida neste link.

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA