JOTA ABREU
HOME OFFICE
Durante a primeira reunião ordinária, nesta terça-feira (8/9), a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) das Concessionárias aprovou requerimentos convidando representantes de empresas que prestam serviços públicos e solicitando informações ao Poder Público. A comissão foi instaurada para investigar a responsabilidade das empresas concessionárias de serviços públicos, como água, telecomunicações, gás e energia elétrica sobre obras inacabadas, qualidade dos serviços e cobranças de taxas.
Os convites aprovados já são referentes à próxima reunião da CPI, marcada para a semana que vem, dia 15/9, às 11 horas. Foram convidados para colaborar com as investigações Paulo Massato Yoshimoto e Benedito Braga (respectivamente diretor e presidente da Sabesp), Nicola Cotugno e Britaldo Pedrosa Soares (representantes da ENEL), Marcio Rea (diretor-presidente da EMAE – Empresa Metropolitana de Águas e Energia), Marcos Penido (secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente), Hélio Luiz Castro, diretor da Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo) e um representante da Comgás (Companhia de Gás de São Paulo).
Também foi aprovado um requerimento solicitando que a Secretaria Municipal de Subprefeituras informe à CPI em, no máximo, dez dias os convênios e ajustes celebrados entre a pasta e as concessionárias de serviços públicos atuantes na cidade.
Os vereadores componentes ainda assistiram a um vídeo enviado por um munícipe que mostra o problema de um terreno de torre de energia elétrica, cujo muro está danificado e facilita o despejo irregular de lixo e entulho.
Participaram da reunião presencialmente o presidente da CPI, vereador Xexéu TrIpoli (PSDB), o vice-presidente Gilberto Nascimento Jr. (PSC), o relator Rodrigo Goulart (PSD) e o vereador Caio Miranda Carneiro (DEM). O integrante Dalton Silvano (DEM), que completa a Comissão, participou com presença virtual.