InícioCÂMARA DE SÃO PAULOComissão de Saúde aprova PL para distribuição de preservativos femininos em terminais...

Comissão de Saúde aprova PL para distribuição de preservativos femininos em terminais de ônibus


JOTA ABREU
HOME OFFICE

A Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher aprovou durante reunião extraordinária virtual nesta quinta-feira (29/10) parecer favorável ao PL (Projeto de Lei) 763/2017, que autoriza os terminais de ônibus urbanos a distribuir gratuitamente o preservativo feminino.

O parecer foi elaborado pela vereadora Noemi Nonato (PL) e o projeto é de autoria do vereador Ricardo Teixeira (DEM). Segundo ele, as doenças sexualmente transmissíveis (DST) e AIDS estão atingindo números alarmantes na cidade, e a mulher, portanto, precisa ser incentivada cada vez mais a utilizar métodos que previnam a contaminação. Na justificativa do projeto, o parlamentar argumenta que o preservativo feminino é eficaz, tem um custo alto para a maioria da população e poderia se distribuído gratuitamente, a exemplo do que acontece com o preservativo masculino.

A Comissão também aprovou parecer favorável ao PL 501/2018, de autoria do vereador Prof. Claudio Fonseca (CIDADANIA), que institui o programa “Tô no CEU, Tô na Paz”, com o objetivo de executar ações sociais voltadas à comunidade do entorno dos Centros de Educação Unificados (CÉUS), promovendo o atendimento de saúde e promoção de cidadania aos alunos, famílias e comunidade.

Outra propositura que foi aprovada pela Comissão foi o PL 51/2019, de autoria da vereadora Edir Sales (PSD), que cria a campanha de vacinação e imunização “Cãozinho Vacinado” em shoppings centers. O objetivo é promover cuidados relativos a saúde da população de animais domésticos, por meio das campanhas nos chamados dia “D” de imunização e aplicação de vacinas em animais domésticos através de convênios com shoppings para o atendimento.

A Comissão ainda aprovou requerimento de autoria do vereador Celso Giannazi (PSOL), solicitando a realização de audiência pública no dia 2 de dezembro com o tema ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) – Pandemias HIV e Covid-19. A ideia é debater o tema, com indicação para compor a mesa (virtual) autoridades como o presidente da Câmara Municipal, Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Municipal de Saúde, Coordenadoria da Atenção Básica, Coordenadoria de IST/AIDS, entre outros.

A reunião desta quinta-feira foi conduzida pela presidente da Comissão, vereadora Patricia Bezerra (PSDB), com participação dos vereadores Celso Giannazi (PSOL), Gilberto Natalini (sem partido), Noemi Nonato (PL) e Milton Ferreira PODE).

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA