InícioCÂMARA DE SÃO PAULOBrasil se aproxima de 44 mil mortes por Covid-19

Brasil se aproxima de 44 mil mortes por Covid-19


.

DANIEL MONTEIRO
HOME OFFICE

Segundo o painel do Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde), o Brasil registra nesta segunda-feira (15/6) 627 óbitos e 20.647 novos casos confirmados do novo coronavírus (causador da Covid-19) nas últimas 24 horas. Na contagem do Conselho, desde o início da pandemia o país teve 43.959 mortes e 888.271 infectados pela doença.

O boletim diário do Ministério da Saúde traz os mesmos dados: 627 óbitos e 20.647 novos casos confirmados do novo coronavírus nas últimas 24 horas, totalizando 43.959 mortes e 888.271 infectados pela doença desde o início da pandemia no país.

Tido como epicentro da pandemia no Brasil, o Estado de São Paulo contabiliza nesta segunda-feira 73 óbitos registrados nas últimas 24 horas, totalizando 10.767 vítimas da Covid-19. Há, ainda, 181.460 casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus – aumento de 3.258 novos diagnósticos entre o último domingo e esta segunda-feira.

Dos 645 municípios de São Paulo, houve pelo menos uma pessoa infectada em 579 cidades, sendo 308 com um ou mais óbitos. Em relação ao sistema de saúde paulista, a taxa de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) voltados ao tratamento do novo coronavírus é de 70,8% no Estado e de 77,8% na Grande São Paulo.

No último domingo (14/6), o isolamento social no Estado de São Paulo chegou a 52%, enquanto na Capital o índice atingiu 54% dos habitantes. A medida é considerada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e autoridades sanitárias a principal forma de contenção da pandemia do novo coronavírus.

A aferição do isolamento é feita pelo Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo, que utiliza dados fornecidos por empresas de telefonia para medir o deslocamento da população e a adesão às medidas estabelecidas pela quarentena no Estado.

MAIS SOBRE O CORONAVÍRUS

O Governo de São Paulo anunciou, nesta segunda-feira (15/6), que o Estado já recebeu, desde o início da pandemia do novo coronavírus, um total de 2.360 respiradores para ampliar o atendimento às pessoas contaminadas.

Os equipamentos aumentaram a capacidade de atendimento do sistema de saúde paulista, com o número de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) passando de 3.500 para 7.610 em todo o Estado.

Os novos respiradores foram distribuídos para unidades hospitalares de 62 municípios e também equiparam 50 ambulâncias com suporte para pacientes graves.

ATUAÇÃO DO MUNICÍPIO

Desde o dia 30 de abril, quando foi publicado o decreto municipal nº 59.389, a Prefeitura de São Paulo autorizou o uso de vias e espaços públicos para a realização de exames de detecção da Covid-19 no modo drive-thru.

Agora, uma portaria publicada no Diário Oficial da Cidade da última quinta-feira (11/6) regulamentou a realização dos exames. A medida tem o objetivo de facilitar essas ações na cidade de São Paulo, evitando aglomerações e diminuindo os riscos de contágio de pacientes e profissionais da área da saúde.

Interessados deverão formular requerimento e enviar ao e-mail [email protected]

A autorização será concedida após publicação no Diário Oficial do Município. O interessado deverá se assegurar de que o evento não causará prejuízo ao trânsito e circulação de pessoas.

A CÂMARA DURANTE A PANDEMIA

Nesta terça-feira (16/6), a partir das 14h, está programada a primeira reunião virtual para instalação do Comitê Emergencial de crise da Educação. O comitê foi criado pela Comissão de Educação, Cultura e Esportes para debater a situação do ensino na cidade no período de pandemia do novo coronavírus.

Além da participação dos vereadores, o comitê vai dialogar com profissionais da Educação, Estudantes, CRECE, Fóruns, Entidades Representativas, Conselho Municipal e Comissão de Educação da Câmara Municipal.

Saiba mais em www.saopaulo.sp.leg.br.

AÇÕES E ATITUDES

Na última semana, o programa Cidade Solidária registrou a entrega de 500.676 mil de cestas básicas a famílias vulneráveis de diversas regiões da cidade. Além disso, desde o seu lançamento, o programa também já distribuiu mais de 250 mil kits de higiene e limpeza.

O Cidade Solidária é uma ação de voluntariado que une a Prefeitura de São Paulo, grandes empresas e a sociedade civil para o atendimento da população mais impactada pela pandemia.

Todos os cidadãos podem realizar doações. Saiba mais em www.spcidadesolidaria.org ou pelo telefone 156.

*Este conteúdo e outros conteúdos especiais podem ser conferidos no hotsite Coronavírus

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA