InícioCÂMARA DE SÃO PAULOAprovado em primeiro turno, PL permite que equipe técnica auxilie Subprefeituras na...

Aprovado em primeiro turno, PL permite que equipe técnica auxilie Subprefeituras na fiscalização municipal


Afonso Braga | REDE CÂMARA

Sessão Plenária Extraordinária desta quarta-feira (16/12)

MARCO CALEJO
HOME OFFICE

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou em primeiro turno na Sessão Extraordinária desta quarta-feira (16/12) o PL (Projeto de Lei) 89/2020, do Executivo. A proposta autoriza que uma equipe técnica da Secretaria Municipal das Subprefeituras fiscalize o município em parceria com as subprefeituras da capital paulista.

Também foi deliberado na sessão de hoje o PR (Projeto de Resolução) 24/2020, da Mesa Diretora da CMSP. A medida mantém o atual salário dos vereadores para a próxima legislatura e não prevê reajuste na remuneração mensal dos parlamentares.

Projeto de Lei 89/2020

O PL 89/2020 foi aprovado em primeira discussão de forma simbólica, sem o registro nominal no painel eletrônico do Plenário 1º de Maio. O projeto acrescenta um parágrafo ao artigo 10 da Lei n° 13.399, de 1 de agosto de 2002, que trata da criação das Subprefeituras.

De acordo com a justificativa do Projeto de Lei, a iniciativa permite que a equipe técnica da Secretaria Municipal das Subprefeituras, em conjunto com as Subprefeituras, atue na fiscalização do cumprimento das leis, das portarias e dos regulamentos municipais.

Para o líder do governo na Câmara, vereador Fabio Riva (PSDB), a permissão do PL é importante para auxiliar e fortalecer o trabalho das Subprefeituras na fiscalização de possíveis infrações, em especial neste momento de pandemia. “Hoje, é fato público e notório o grande número de infrações, principalmente agora por conta da pandemia, onde precisa ter uma atuação muito mais firme da fiscalização em conter o isolamento das pessoas e respeitando os horários. É um trabalho de complementação, não tem nenhuma substituição de trabalho”.

Já o vereador Antonio Donato (PT) não concordou com a proposta do Projeto de Lei e se manifestou contrariamente. “A gente precisa fortalecer as Subprefeituras. Essa lei vai no sentido de contrário, de tirar atribuições das Subprefeituras e recentralizar na Secretaria (Municipal das Subprefeituras). É ruim uma cidade de 12 milhões de habitantes, extensa como a nossa, desigual, ser administrada centralmente”.

Assista aqui à íntegra da Sessão Plenária desta quarta-feira.

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA