Caiado destaca resgate da preservação da história goiana
Governador Ronaldo Caiado durante encontro com representantes do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), no Palácio das Esmeraldas (Foto: Lucas Diener)
O governador Ronaldo Caiado recebeu, nesta sexta-feira (31/10), no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, historiadores, pesquisadores, autoridades e representantes de instituições culturais de diversas regiões do país.
O encontro marcou o encerramento do 8º Colóquio de Institutos Históricos Estaduais, promovido pelo Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), que pela primeira vez realizou o encontro fora do Rio de Janeiro, escolhendo Goiânia como anfitriã.
Durante o seu discurso, o governador ressaltou que Goiás é um estado que cresce, cada vez mais, no setor cultural e na preservação da memória local.
“Na nossa gestão, recriamos a Secretaria da Cultura e passamos a resgatar a credibilidade dos eventos culturais do nosso Estado. Além disso, preservamos nossa história, com o maior conjunto arquitetônico de Art Déco da América Latina aqui na nossa capital”, assegurou.
História goiana
Caiado lembrou que os prédios históricos da Praça Cívica estavam em situação de abandono e foram recuperados pela atual gestão.
“Essa praça estava vivendo um verdadeiro colapso do ponto de vista da degradação dos prédios, totalmente deixados de lado, sem a menor utilização. Como somos apaixonados por Goiás e também pela história do nosso estado, recuperamos todos eles para preservar essa beleza de Goiânia”, completou.
A secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, também destacou o compromisso com a história arquitetônica goiana.
“Graças ao governador, estamos conseguindo realizar esse trabalho de recuperação da nossa história. O restauro dos nossos prédios históricos ficou por muito tempo esquecido, e, hoje, a gente vem conseguindo resgatar. Temos uma preocupação muito grande com o nosso patrimônio material e imaterial”, discursou.
O presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG), Jales Mendonça, que também é membro do IHGB, destacou a parceria com o Governo de Goiás.
“Sempre tivemos uma relação muito amistosa, muito afetuosa com o governo e uma recepção como essa não tem preço. Todos estão muito felizes com a acolhida. Isso demonstra o nosso diálogo permanente e o respeito que temos pelos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo”.
Colóquio
Criado com o propósito de promover o intercâmbio de experiências, fortalecer redes de pesquisa e debater temas relevantes à historiografia nacional, o 8º Colóquio de Institutos Históricos Estaduais é um evento bienal que reúne representantes de institutos históricos de todo o Brasil. A edição deste ano foi na Casa Rosada de Goiânia, sede do IHGG.
Com o tema “Dom Pedro II e o Brasil: 200 anos”, o colóquio teve como objetivo fomentar a integração entre os institutos históricos estaduais e estimular o diálogo sobre o legado do imperador no bicentenário do país. O ambiente foi marcado por intensas trocas de ideias, reflexões e experiências entre os participantes, fortalecendo os vínculos entre as instituições dedicadas à preservação da memória nacional.
