Bombeiros indígenas recebem treinamento para salvamento e combate a incêndios
O treinamento incluiu instruções em primeiros socorros, técnicas de salvamento em casos de afogamento e procedimentos para prevenção e combate a incêndios
Uma ação viabilizada pela Superintendência Estadual do Indígena (SI) junto à comunidade indígena Karitiana, em Porto Velho, no mês de agosto, ampliou a capacidade de resposta em situações de risco e primeiros atendimentos. Líderes comunitários e moradores da aldeia participaram de um ciclo de atividades voltado ao fortalecimento da segurança e da autonomia em emergências do cotidiano. A implementação das práticas foi realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), como parte das ações de integração junto às comunidades tradicionais.
O treinamento incluiu instruções em primeiros socorros, técnicas de salvamento em casos de afogamento e procedimentos para prevenção e combate a incêndios. A iniciativa tem o objetivo de garantir que a própria comunidade tenha condições de iniciar a primeira resposta até a chegada de equipes especializadas.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, salientou a relevância do trabalho como ação estratégica de proteção às comunidades indígenas. “Investimos continuamente para que todos os cidadãos tenham acesso ao conhecimento, inclusive nas regiões mais distantes, promovendo políticas públicas integradas à proteção das comunidades indígenas e ampliando o acesso à assistência e reforçando o respeito às tradições culturais.”
O Superintendente Estadual Indígena, Gasodá Suruí, reforçou o caráter colaborativo da ação. “Essas práticas salvam vidas e fortalecem a capacidade da aldeia de proteger sua própria gente. Quando unimos o conhecimento técnico dos bombeiros com o modo de viver e cuidar da natureza dos Karitiana, construímos resultados duradouros para toda a comunidade”, frisou.
As atividades contaram com simulações práticas em áreas da própria aldeia, aproximando as orientações da realidade local e promovendo maior engajamento de todos.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
