- PUBLICIDADE -
InícioBahiaVolume de serviços na Bahia avançou 10% nos onze primeiros meses de...

Volume de serviços na Bahia avançou 10% nos onze primeiros meses de 2021

Foto: Paula Fróes/GOVBA

O volume de serviços na Bahia avançou 10,1%, no acumulado dos onze primeiros meses de 2021 em relação ao mesmo período do ano anterior. O estado foi destaque, no mesmo período, nas atividades turísticas, que expandiram 49,3%. A Bahia contabilizou ainda crescimento de 44,5% no volume das atividades turísticas em novembro do ano passado, quando comparado com o mesmo mês do ano anterior. É importante ressaltar que, em termos de variação, a Bahia contabilizou a segunda taxa mais expressiva e maior alta da série histórica iniciada em 2012, para os meses de novembro.

“Saber que a Bahia vem se recuperando em setores que geram tantos empregos é um alento. Essa semana o governador Rui Costa precisou decretar medidas restritivas que atingem estes setores, mas temos que pensar que além de pensar na proteção da população, com isso, ele também está zelando para que os setores não parem e continuem a gerar empregos de forma segura”, declara o vice-governador João Leão, secretário do Planejamento, ao comentar a análise da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan), da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo IBGE.

Quatro atividades puxaram o volume de serviços para cima, com destaque para a atividade de Serviços prestados às famílias (52%), que apontou a mais expressiva variação positiva, seguida por Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (11,2%), depois Serviços profissionais, administrativos e complementares (4,1%), e Serviços de informação e comunicação (0,5%).

“Estamos trabalhando pela retomada da nossa economia e por isso é importante ressaltar que a Bahia ficou em segundo lugar no volume das atividades turísticas no comparativo mensal. Ainda temos algumas restrições por conta da Covid-19, mas eu acredito no avanço da vacinação e sem sombra de dúvidas no desenvolvimento econômico do nosso estado”, diz o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Nelson Leal.

“Na Bahia, os governos estadual e municipais, o trade turístico e a sociedade civil organizada estão atuando na mesma direção. Essa estratégia tem se mostrado eficaz, com resultados expressivos no crescimento das atividades turísticas. A participação do Governo do Estado, por meio da Setur-BA, tem sido na execução de ações de segurança sanitária, infraestrutura, capacitação, qualificação, promoção dos destinos baianos e captação de grandes eventos”, afirma o secretário de Turismo do Estado, Maurício Bacelar.

Fonte: Ascom/Seplan

Fonte: Portal Oficial do Estado da Bahia

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA