As próximas paradas das unidades móveis de coleta serão no Extra da Rótula do Abacaxi e no Salvador Norte Shopping. No centro comercial, onde o hemóvel integra uma unidade fixa, o funcionamento será até sábado (14), das 11h às 19h. Já no supermercado, o atendimento começa nesta terça-feira (10) e vai até sexta-feira (13), das 8h às 17h.
A expectativa é de alcançar 60 bolsas por unidade móvel, número que possibilita o atendimento de até 480 transfusões. Atualmente, os hemóveis chega a representar 40% do estoque do hemocentro e durante a pandemia, tem sido efetivo no acesso aos doadores através de projetos como o Hemoba em Casa, com o roteiro semanal em centros comerciais, unidades de saúde e supermercados em regiões de grande fluxo e com a força-tarefa, última campanha de mobilização realizada pela Hemoba na primeira quinzena de outubro.
Apesar de estar nas ruas, o protocolo de prevenção à covid-19 é seguido rigorosamente. É permitida apenas a entrada de dois doadores por vez em cada ônibus, respeitando o limite do distanciamento social, a triagem clínica está sendo feita fora da unidade móvel, em uma sala anexa, os atendimentos são feitos por ordem de chegada, os espaços comuns são higienizados constantemente e é obrigatório o uso de máscara de proteção por todos.
Sobre a doação – Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal, e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.
Fonte: Ascom/Hemoba