Bahia

Solução tecnológica permite avanço da Bahia no atendimento às exigências do eSocial

Published

on


O RH Bahia – sistema informatizado de gestão de Recursos Humanos do Estado – está ajudando o governo baiano a avançar com agilidade no atendimento às exigências do eSocial, o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas do governo federal. Depois de integrar um seleto grupo de Estados que cumpriu à risca em 2018 o cronograma das primeiras etapas do projeto, realizando no prazo o envio dos dados das empresas públicas, a Bahia já está na dianteira também nos preparativos para garantir, até julho de 2021, o início dos envios dos órgãos da administração direta. 

Instituído por meio do Decreto nº 837Sist3/2014, o eSocial permite que os empregadores comuniquem ao governo federal, de forma unificada, as informações relativas a trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias e folha de pagamento, entre outras. 

No caso da administração pública estadual, a transmissão eletrônica dos dados para o sistema federal vem sendo viabilizada por meio de um módulo inserido no RH Bahia, a versão customizada do módulo de Recursos Humanos do software alemão SAP utilizada hoje pelas unidades da administração estadual. 

Infraestrutura

“O RH Bahia está sendo essencial para o sucesso da nossa adesão ao eSocial por diversos fatores”, explica Edcássia Souza, que atua como líder técnica do projeto eSocial Conexão Bahia – uma iniciativa da Secretaria de Administração do Estado (Saeb) em parceria com a Companhia de Processamento de Dados (Prodeb) com o objetivo de adequar o governo estadual às mudanças promovidas pela iniciativa federal. Entre outras coisas, diz ela, a tecnologia SAP garante um “sistema com infraestrutura robusta”. Outra vantagem decorre do fato do RH Bahia ter automatizado mais de 90% dos processos de RH do Estado.

Leia Também:  Bahia registra 4.114 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

“O atendimento ao layout para envio dos eventos do eSocial ficou muito mais fácil porque grande parte das informações já estavam estruturadas e integradas no SAP”, explica Edcássia, ao citar também a importância do saneamento de dados realizado durante a implantação do RH Bahia, que ajudou na performance de atendimento às exigências do eSocial. 

De acordo com a líder técnica, a maioria dos demais Estados teve que investir na aquisição de novos softwares ou realizar ajustes maiores em seus sistemas informatizados. “No caso do RH Bahia, a customização pôde ser feita de forma mais rápida, o que nos permitiu realizar as modificações em tempo hábil para cumprir as obrigações legais exigidas pelo governo federal”, completa. 

Segurança

Consultora da Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodeb), onde o eSocial já é adotado desde 2018, Andrea Maia ressalta o fato de que o RH Bahia tem interface e total aderência ao eSocial. “É um ganho para o Estado a tranquilidade de saber que as exigências de envio das informações estão sendo cumpridas”, opina Andrea. A consultora ressalta ainda a segurança proporcionada pelo sistema, que realiza uma auditoria automática apontando possíveis erros durante o envio. “Desse modo, nós conseguimos tratar os erros antes do envio final, o que garante mais conforto para as equipes de RH”, explica. 

Leia Também:  Cagece inicia retomada de atendimento presencial em Fortaleza

O depoimento coincide com a experiência relatada pela chefe do setor de Recursos Humanos da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Alessandra Bittencourt da Costa. “Como o próprio sistema faz uma análise crítica dos dados enviados e as informações estão todas integradas, a probabilidade de erros é mínima”, avalia. No início da implantação, Alessandra confessa que a complexidade das rotinas de envio chegou a gerar alguma preocupação, mas o suporte dado pela equipe de implantação e a própria experiência com a ferramenta fizeram com que os desafios fossem superados rapidamente. “O fato de utilizarmos um sistema com o qual já estávamos familiarizados também ajudou muito: hoje o envio dos dados é algo incorporado à nossa rotina com muita tranquilidade”, conclui.

Fonte: Ascom/ Saeb

Fonte: Governo BA

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MAIS LIDAS DA SEMANA