Os usuários do SAC Digital, plataforma eletrônica de serviços do Estado, contarão com uma nova funcionalidade. Todo serviço digitizado realizado no SAC Digital – seja no endereço www.sacdigital.ba.gov.br ou pelo app – que gerar a entrega de um documento, como o RG Expresso ou segunda via da CNH, poderá ser avaliado por meio de uma pesquisa de satisfação. Atualmente, o SAC Digital conta com 44 serviços online.
Na conclusão do serviço, o SAC Digital vai enviar um link direto para a avaliação por meio do e-mail cadastrado na plataforma e uma notificação via app, se o usuário estiver logado. Na pesquisa, o cidadão poderá atribuir pontuação, no máximo de cinco estrelas. Se a nota for inferior, ele poderá justificar sua opinião escolhendo entre os motivos pré-estabelecidos pela plataforma ou enviando um breve comentário, na opção “Outros”.
O principal objetivo da nova funcionalidade é mensurar o nível de satisfação do cidadão com relação aos serviços digitizados prestados pelo Estado no SAC Digital. Tendência dos governos em todo o mundo, a transformação digital envolve ampliação da oferta de serviços públicos em meios digitais, conhecidos como serviços digitizados, com foco na acessibilidade e na transparência do setor público.
“Com base no resultado destas pesquisas, poderemos avaliar a performance e promover melhorias dos serviços digitizados pelo Governo da Bahia, de acordo com o feedback de quem solicita o atendimento, o cidadão”, avalia a coordenadora de portfólio de serviços digitais, Márcia Simões, da Diretoria de Transformação Digital da Secretaria de Administração (Saeb).
Lançado em 2018 pela Saeb, em parceria com a Prodeb, a plataforma conta com mais de 400 serviços públicos ofertados pela internet e alcançou a marca de dois milhões de usuários em 2020, conferindo à Bahia destaque entre os estados brasileiros em estágio mais avançado de implantação de processos de transformação digital.
Fonte: Ascom/ Saeb