InícioBahiaObras do Prodetur Bahia se aproximam da etapa de finalização

Obras do Prodetur Bahia se aproximam da etapa de finalização


Programa desenvolvido para dar uma nova dinâmica ao turismo náutico na Baía de Todos-os-Santos (BTS), o Prodetur Nacional Bahia avança para a etapa de finalização das suas principais obras. Na última segunda-feira (29), o secretário estadual de Turismo, Fausto Franco, fez uma visita para acompanhar o andamento de quatro delas, junto com técnicos da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA) e da construtora Pejota: as de Mutá, Jaguaripe, Cacha Pregos e Salinas da Margarida.

Além de melhorar a infraestrutura de atracadouros, marinas e terminais turísticos, para Fausto Franco as obras do programa deverão contribuir para o crescimento do mercado náutico na BTS. “Este mercado está muito aquecido agora, com a pandemia, e depois que os equipamentos forem inaugurados mais pessoas se sentirão estimuladas a comprar embarcações, o que será muito positivo para estes municípios”, afirmou.

No povoado de Mutá (município de Jaguaripe), onde está sendo construído um atracadouro, a obra está 80% executada, faltando detalhes como o guarda-corpo da ponte, iluminação e pavimentação do piso. A previsão, de acordo com o diretor comercial da Pejota, Pedro Júnior, é que a intervenção seja concluída até a segunda quinzena de abril.

“Será um atrativo para turistas, contribuindo para gerar emprego e renda para a população”, avalia o vereador da região, Zildélio França Júnior. Em Jaguaripe, onde o Prodetur constrói um terminal turístico e um atracadouro, as obras também estão avançadas, devendo ser concluídas até o final de abril, segundo o engenheiro Alexandre Dutton, da Pejota.

Para o prefeito Heráclito Arandas, que recebeu o secretário Fausto Franco e equipe, a obra, junto com uma escola para formação técnica que está em construção, dará uma nova dinâmica para a economia e o turismo no município. “Será uma porta de entrada para o nosso turismo náutico, podendo receber muitos barcos, veleiros e jet skis no verão”, afirmou.

“As obras em Mutá e em Jaguaripe vão dar maior suporte ao nosso turismo náutico, inclusive nas regatas, e com elas poderemos oferecer mais conforto às pessoas que nos visitam, valorizando o turismo na região”, disse o secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer de Jaguaripe, Carlos Silveira.

Em Cacha Pregos, onde as obras são mais complexas, com a construção de uma marina, um centro comercial e de lazer e um anfiteatro, a previsão é que a conclusão seja em junho, mesmo mês também para a conclusão da marina de Salinas da Margarida, outra obra complexa que deverá dinamizar o turismo local.

“Nossa expectativa é grande, porque é uma obra muito importante para Salinas, que já recebe muitos barcos no verão”, disse o prefeito Wilson Pedreira.

Também participaram da visita técnica às quatro localidades o assessor de Monitoramento e Avaliação da Unidade de Coordenação do Prodetur (UCP), Bruno Fernandes, e o historiador Rafael Dantas, da Setur.

Prodetur – Com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contrapartida local do Governo do Estado, o Prodetur Nacional Bahia é desenvolvido pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) com o objetivo de promover o turismo náutico na Baía de Todos-os-Santos, gerando emprego e renda para as comunidades. São 12 obras de infraestrutura náutica e uma de cunho cultural, com a requalificação do Museu Wanderley Pinho, em Caboto (Candeias).

Fonte: Ascom/Setur

Fonte: Governo BA

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA