InícioBahiaCrianças participam de ação educativa da Conder sobre obra de contenção de...

Crianças participam de ação educativa da Conder sobre obra de contenção de encosta

Para os pequenos moradores da comunidade do Alto do Peru, em Salvador, a contenção de encosta que está sendo realizada na região para melhoria da qualidade de vida, representa, também, a oportunidade de novos conhecimentos. Isso porque a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), responsável pela obra, promoveu virtualmente, através do Projeto Técnico Social, entre os dias 19 e 21 de julho, a ‘Oficina de Prevenção de Acidentes Próximos à Obra’ com a criançada, além do encontro presencial feito nesta última segunda-feira (2).  

Durante a ação educativa, dividida em cinco momentos – Apresentação e Visita a Intervenção Física, Destrinchando Conceitos, Construção de Boletim, Mobilização Social e Avaliação – as crianças puderam visualizar, de forma virtual, a dimensão de uma obra de contenção de encosta, bem como aprender sobre a segurança e prevenção de acidentes com as equipes do serviço social e de engenharia, responsáveis pela obra, e produzir o “Boletim Informativo” com desenhos de intervenções físicas como máquinas pesadas, homens trabalhando e placas de sinalização de cuidados com a obra.   

Além da ilustração, o material confeccionado pelas crianças contou, ainda, com depoimentos, mensagens, rimas e poesias que expressam sentimento de pertencimento, responsabilidade social e comunicação. Através da mobilização das crianças e famílias, o boletim criado, em versão também digital, está sendo compartilhado com a comunidade local para propagar informação e aproximar os moradores da intervenção.  

Dono do desenho que se tornou capa do boletim, o pequeno Raul, sete anos, fala da importância de participar da oficina. “Me fez refletir muito antes de fazer o desenho e trabalhar minha mente”, disse.  Para a Regina Souza, mãe de um dos participantes, a ação é sinônimo de “desafio e incentivo”.  

A supervisora do projeto técnico social da Conder, Elaine França, ressalta que o conjunto de atividades desenvolvidas busca “levar informação para que os moradores compreendam o motivo da intervenção, além de reforçar a importância da ação ambiental, social e da educação. E a criança, ao ser inserida na ação, se torna multiplicadora de conhecimento e informação”.  

Fonte: Ascom/ Conder

Fonte: Portal Oficial do Estado da Bahia

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA