InícioBahiaConquali debate tecnologia da informação para aprimorar gestão do estado

Conquali debate tecnologia da informação para aprimorar gestão do estado


Membros do Conselho de Qualidade do Serviço Público (Conquali) foram atualizados sobre o status de implantação dos projetos de tecnologia da informação e comunicação (TIC) que estão em curso no estado e informados a respeito de novos planos. As ações foram debatidas na 19ª Reunião Ordinária do Conquali, realizada virtualmente, na manhã de terça (16), como forma de prevenção ao Covid-19.

As iniciativas em TIC fazem parte do projeto de transformação digital pelo qual o estado atravessa, capitaneado pela Secretaria da Administração (Saeb), em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodeb). “A ideia é promover a modernização da máquina pública, em consonância com o acelerado processo de digitização da sociedade, como forma de oferecer serviços cada vez mais eficientes para os cidadãos”, explicou o secretário da pasta, Edelvino Góes. 

O Conquali é um comitê formado por representantes de seis órgãos estaduais, comandado pela Secretaria da Administração (Saeb), criado para avaliar e melhorar a qualidade da prestação do serviço público no Estado.

O secretário da Administração abriu a Reunião, por volta das 9h30, em transmissão pela plataforma digital Microsoft Teams. O primeiro ato foi a posse do novo conselheiro titular, José Muniz Rebouças, recém nomeado diretor executivo da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb).

Na sequência, os conselheiros foram informados sobre o estágio de elaboração da resolução que irá instituir o Conselho de Usuários dos Serviços Públicos, composto por usuários (cidadãos) e por representantes do poder público. O Conselho foi criado pela Lei Federal 13.460/2017 e tem a função acompanhar a prestação dos serviços públicos, participar da avaliação, propor melhorias, dentre outras atribuições. 

O diretor do Detran, Rodrigo Pimentel, apresentou o status de implantação do projeto de digitização dos serviços do órgão. Pimentel informou que 66,61% dos serviços prestados pelo do Departamento Estadual de Trânsito já são totalmente digitais, a exemplo do CRLV-e, documento veicular que o proprietário obtém usando apenas um celular ou computador, por intermédio do aplicativo SAC Digital.

O diretor acrescentou que novos serviços digitais serão implantados até o fim desse ano, quando o órgão alcançará um total de 94% dos serviços digitizados. A próxima meta é tornar a emissão e a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em um serviço digital, ainda em 2021.

 O diretor de pesquisas da Superintendência de Estudos Econômicos E Sociais (SEI), Jônatas do Espírito Santo, apresentou como funciona a novo formato da pesquisa contínua de satisfação da Rede SAC, que passou a ser realizada de forma totalmente digital, desde o momento da aplicação dos questionários até análise dos dados e disponibilização dos resultados. Aplicada de forma presencial anteriormente, a pesquisa passou a ser digital, durante a pandemia.

O risco de contágio da Covid-19 acelerou um projeto que já existia de transformar a pesquisa em um formato 100% digital. A aplicação de questionários de avaliação dos usuários sobre os serviços SAC passou a ser feita pelo e-mail, logo após o atendimento nos postos. Os dados coletados são enviados para um sistema Live Server e os resultados são armazenados em um banco de dados da Prodeb.

Os resultados também ficam disponíveis em um dashboard (um painel visual com informações, métricas e indicadores). O painel traz os números mais relevantes da pesquisa e dados estratégicos para os gestores do SAC, quanto o grau de satisfação dos usuários da rede. 

Os resultados da pesquisa são atualizados mês a mês, possibilitando aos gestores uma visão realista e atual sobre a satisfação dos usuários com a qualidade do atendimento, com a estrutura física, com tempo de espera, dentre outros quesitos. Assim, os gestores podem tomar decisões e corrigir possíveis problemas, em tempo hábil.  

O superintendente de Gestão e inovação da Saeb, Anderson Prazeres, falou sobre um novo caminho de transformação digital, que vai iniciar como projeto piloto na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). O plano é juntar duas tecnologias já existentes no Estado para possibilitar uma nova esteira de digitização de serviços para os cidadãos.

A Superintendência de Gestão da Inovação (SGI) estuda integrar o Sistema Eletrônico de Informações (sistema de processo eletrônico do Estado) com o SAC Digital (Plataforma de serviços do estado). Com as duas tecnologias interagindo, o cidadão é informado durante todo processo, sobre o status de realização do serviço que solicitou, até a fase final, quando o sistema avisa que foi concluído e está disponível para o solicitante.  

Fonte: Ascom/ Saeb

Fonte: Governo BA

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