InícioBahiaArquivo Público inicia atividades de higienização dos documentos através de financiamento internacional

Arquivo Público inicia atividades de higienização dos documentos através de financiamento internacional

Contemplado na XXII Convocatória do Programa Iberarchivos de apoio a projetos arquivísticos, o Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB), unidade da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBa) iniciou os trabalhos de higienização, restauração e descrição dos documentos no dia 11 de junho. 

Por meio das Cartas Régias do século XIX (1805 a 1821), que reúne um conjunto documental em termos de volume de 1,98 metros lineares, contendo 22 códices, com 5.209 documentos, 8.807 folhas e 17.614 páginas, o APEB conta com o período de oito meses para execução das atividades que incluem descrição, indexação, restauração, digitalização e encadernação dos documentos.

Para Teresa Matos, diretora do APEB, o tratamento técnico das Cartas Régias produzidas no século XIX assegurará o acesso e a preservação de fontes documentais de inestimável valor histórico. “Nesses tesouros guardados, certamente, se pode encontrar segredos do Estado colonial. Assim, possibilitando tratar o colonialismo como uma história viva que informa e molda o presente”. 

O Iberarchivos é um fundo financeiro que apoia projetos apresentados às convocatórias anuais de subvenções a projetos arquivísticos. O Programa Iberarchivos, criado em 1998 no âmbito das Conferências Ibero-americanas de Chefes de Estado e de Governo, se constitui em uma iniciativa de cooperação e integração dos países ibero-americanos. A XXII Convocatória do Iberarchivos, de 2020, contemplou dois projetos no Brasil que buscam fomentar o acesso, a organização, a descrição, a conservação e a difusão do patrimônio documental.

Fonte: Ascom/ FPC

Fonte: Portal Oficial do Estado da Bahia

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA