Compartilhar
Badespi libera R$ 8 milhões para indústria de alimentos em evento com a ministra Luciana Santos
A Agência de Fomento e Desenvolvimento do Estado do Piauí (Badespi) participou, nesta terça-feira (4), da cerimônia de assinatura do protocolo de intenção para implantação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa Tech) no Piauí. Na ocasião, foi realizada a assinatura do contrato de financiamento com a empresa POLE Alimentos Ltda, no valor de R$ 8 milhões, por meio da linha Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), através da Badespi.
A operação representa uma inovação no mercado regional, com impacto na geração de 60 a 100 empregos diretos, produção de até 20 toneladas por mês, redução de custos logísticos, ampliação do market share no Nordeste e fortalecimento da competitividade da empresa no setor alimentício.
O governador Rafael Fonteles enfatizou a importância do crédito subsidiado para impulsionar o crescimento econômico do estado.“O investimento proveniente de crédito para um estado como o nosso pode ser de 10 a 20 vezes maior do que os recursos recebidos via orçamento da União, o que é extremamente relevante. Então, nós temos que começar a buscar por recursos de crédito, sobretudo esses com incentivo, para a região Nordeste e para o Piauí”, ressaltou.
O presidente da Badespi, Marcelo Bueno, reforçou o papel da Agência na consolidação de uma política de crédito voltada à inovação. “A Badespi tem atuado para transformar boas ideias em resultados concretos para o Piauí. Esse financiamento é um exemplo de como o crédito pode impulsionar inovação, gerar empregos e fortalecer nossa economia de forma sustentável”, destacou.

Para a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, a Finep é uma ferramenta estratégica para transformar potencial em produtividade. “Quando estados como o Piauí utilizam o crédito para fomentar empresas inovadoras, estamos gerando desenvolvimento regional e ampliando as bases da nova economia brasileira, mais tecnológica, inclusiva e sustentável”.
O representante da POLE Alimentos, Cláudio Gomes, também ressaltou a relevância do aporte financeiro para o fortalecimento da indústria regional. “Esse investimento representa um divisor de águas para a POLE Alimentos. Com o apoio da Badespi e da Finep, teremos maiores condições de ampliar nossa capacidade produtiva, inovar em processos e competir de igual para igual com grandes players do mercado nacional”.
