Compartilhar

Assembleia recebe visita de alunos do Colégio Literato

Publicado em: 04/11/2025 16:57

Estudantes compreenderam o papel do Poder Legislativo no funcionamento da democracia

Agência Assembleia

Estudantes do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Literato visitaram, na manhã desta terça-feira (4), as dependências da Assembleia Legislativa do Maranhão. A atividade fez parte de uma proposta pedagógica do novo ensino médio, que busca aproximar os alunos do mundo profissional por meio de disciplinas itinerárias, formativas e eletivas. 

Durante a visita, os estudantes conheceram de perto as rotinas administrativas e parlamentares desenvolvidas pelo Parlamento Estadual e compreenderam o papel do Poder Legislativo no funcionamento da democracia, além de percorreram os principais setores do Palácio Manuel Beckman, como o Plenário Nagib Haickel e o Memorial do Legislativo Maranhense Deputada Zuleide Bogéa.

“Estamos cumprindo uma das propostas do novo ensino médio, que é proporcionar experiências formativas fora da sala de aula para que eles possam compreender de que forma o conhecimento jurídico e político faz parte da nossa vida em sociedade, ampliando a visão de mundo e despertando o interesse por diferentes áreas profissionais”, explicou o professor de História Humberto Nascimento.

Visita dos estudantes ao Memorial do Legislativo Maranhense Deputada Zuleide Bogéa

Em uma palestra, a consultora legislativa em Direito Constitucional da Casa, Andyara Sousa, apresentou aos estudantes as principais atribuições do Parlamento maranhense, detalhou o papel dos deputados estaduais e abordou temas como a elaboração de leis, a fiscalização das ações do Poder Executivo e a representação dos interesses da população. 

“Foi uma oportunidade incrível para entender melhor como as leis são criadas e como o trabalho dos deputados influencia o nosso dia a dia. A visita ajudou a enxergar na prática o que aprendemos em sala de aula e despertou ainda mais o interesse por temas como política, cidadania e justiça”, afirmou o aluno Pedro Lucca Lisboa.

Fonte: Agência de Notícias do Estado do MA

Faça um comentário