Assembleia condecora padre, bombeiros civis e lideranças goianienses nesta 5ª-feira, 30
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realiza, nesta quinta-feira, 30, três sessões solenes para homenagear personalidades de diferentes campos de atuação. Serão condecoradas pessoas que contribuem para divulgar a cultura goiana, bombeiros civis e lideranças goianienses.
A programação inicia às 15 horas, com a entrega da Comenda Cavalhadas de Goiás Padre Silvestre Álvares da Silva, uma honraria criada para preservar e divulgar uma das mais antigas manifestações culturais do Estado. Presidida pelos deputados Lineu Olimpio (MDB) e Coronel Adailton (Solidariedade), a sessão ocorrerá no Plenário Iris Rezende Machado.
A comenda, instituída pela Resolução n° 1.784, de 22, de maio de 2023, renderá tributo ao padre Silvestre Álvares da Silva, considerado por historiadores o pioneiro na organização das Cavalhadas no Estado, uma tradição que remonta ao Século XVIII e mescla religiosidade, folclore e encenações medievais de batalhas entre mouros e cristãos.
Essa é a segunda edição da premiação que, no ano passado, homenageou 31 personalidades de 15 municípios goianos, como Jaraguá, Pirenópolis e Corumbá de Goiás. Autoridades como a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes Santos, e representantes de grupos folclóricos são esperados na mesa de trabalhos da solenidade.
Sessões noturnas
Às 19 horas, o Plenário Iris Rezende Machado sediará sessão solene de autoria do deputado Ricardo Quirino (Republicanos) em homenagem aos profissionais que atuam como bombeiros civis.
No mesmo horário, mas no Auditório Carlos Vieira, ocorrerá a solenidade em tributo às lideranças do município de Goiânia. Presidida pelo deputado Karlos Cabral (PSB), a cerimônia premiará com o Certificado de Mérito Legislativo figuras políticas, gestores públicos e comunitários que atuam pela capital.
O parlamentar ressalta o papel de destaque exercido pelos líderes e gestores políticos municipalistas. “Essas pessoas possuem uma percepção da realidade da comunidade, sendo responsáveis por reunir todas as demandas de interesse da comunidade local estabelecendo um elo entre os moradores e o poder público”, salienta Karlos Cabral.