Arroio do Meio recebe evento de capacitação para o enfrentamento à violência contra mulheres e meninas
A cidade de Arroio do Meio, no Vale do Taquari, foi palco, nesta quarta-feira, 22 de outubro, de mais uma rodada do Projeto CAO na Estrada, promovido pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio do Centro de Apoio Operacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (CAOECVM). O encontro ocorreu na sede da Associação Comercial, Industrial e de Serviços local (ACIAM), reunindo representantes de diversos municípios da região com o objetivo de fortalecer a rede de proteção e enfrentamento à violência contra mulheres e meninas.
A iniciativa contou com o apoio do Instituto Moinhos Social e teve como destaque a palestra “Direitos Humanos e Relações de Gênero: o enfrentamento à violência contra mulheres e meninas”, ministrada pela promotora de Justiça Ivana Battaglin, coordenadora do CAOECVM e do Grupo Especial de Prevenção e Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (GEPEVID). Durante o evento, que contou com a participação da promotora de Justiça Carla Pereira Rêgo Flôres Soares, também foram apresentadas análises sobre o Formulário Nacional de Avaliação de Risco (FONAR) e o Instrumento para Avaliação de Violência Psicológica (IAVP), ferramentas fundamentais para a atuação integrada da rede de proteção.
Estiveram presentes a vice-prefeita de Arroio do Meio, Andrea Barth; a presidenta da Câmara de Vereadores de Lajeado, Ana Rita da Silva Azambuja; o juiz João Regert; o delegado de polícia Marcelo Hartz; e o secretário municipal de Saúde de Arroio do Meio, Gustavo Zanotelli. Também participaram representantes dos municípios de Capitão, Coqueiro Baixo, Nova Bréscia, Pouso Novo, Travesseiro, Lajeado, Canudos do Vale, Cruzeiro do Sul, Forquetinha, Marques de Souza, Progresso, Santa Clara do Sul, Estrela, Bom Retiro do Sul, Colinas, Encantado, Vespasiano Corrêa, Relvado, Doutor Ricardo, Muçum, Roca Sales, Teutônia, Imigrante, Paverama, Poço das Antas e Westfália.