O evento recebe suporte de instituições voltadas à segurança e monitoramento
Foto: Emerson Martins/Sepror
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), em parceria com o Colegiado do Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICC-L), da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), fez, na sexta-feira (19/09), uma visita técnica ao Parque Multiuso Exposição Agropecuária Dr. Eurípedes Ferreira Lins, no quilômetro 2 da rodovia BR-174 (Manaus a Boa Vista).
A reunião teve como objetivo definir a logística de mobilidade e segurança da área onde será realizada a 47ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro). A visita técnica contou com a participação de mais de 20 órgãos municipais, estaduais e federais.
De acordo com o secretário da Sepror, Daniel Borges, o objetivo é fazer a maior edição do evento, valorizando a regionalidade amazonense com tradição e cultura, com a finalidade de atrair aproximadamente 260 mil visitantes durante os 8 dias. “A Expoagro é um evento tradicional que chega a sua 47ª edição. Com isso já faço um convite a todo público para conhecer o parque, trazer toda sua família para vivenciar o mundo do agro. Aqui a entrada é gratuita”, disse Daniel.
Também foram destacadas as ações direcionadas a programação oficial do evento e a logística de circulação de veículos, além da revista de visitantes, do credenciamento e do controle de acesso ao espaço. Além disso, foram definidas medidas específicas de apoio, como a presença de uma delegacia móvel e o planejamento de rotas emergenciais para atendimento em saúde e ordenamento do trânsito.


Entre os órgãos parceiros, estão: Polícia Civil do Amazonas, Defesa Civil do Amazonas, Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência (Sepcd), Polícia Militar do Amazonas (Pmam), Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICC-L), Juizado da Infância e Juventude, Controladoria-Geral do Estado do Amazonas (CGE-AM) e Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas (CAU/AM)
Completam a rede de apoio a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (Immu), Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (CREA-AM) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Sobre a 47ª Expoagro
Em 2025, o evento vai ocorrer no Parque Multiuso Dr. Eurípedes Ferreira Lins, considerado a casa do produtor rural, entre os dias 28 de setembro a 5 de outubro, com a estimativa de gerar aproximadamente R$230 milhões em negócios, e com a expectativa de receber 260 mil pessoas durante os oito dias de evento.
Entre as programações estão: acesso ao crédito rural, exposição de animais, cursos e palestras, rodada de negócios e científica, feira de produtos regionais, shows musicais, rodeio e competições equestres, cursos leiteiros de raças, programação e espaço kids, comercialização de maquinários, gastronomia regional, entre outros, com a estimativa de contar com 580 estandes.
Fonte: Agência Amazonas de Notícias