Produtores do Ramal Água Branca, em Manaus, recebem orientações técnicas e podem manter documentações atualizadas para acessarem benefícios governamentais


A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) promoveu, por meio do Núcleo de Cooperativismo e Associativismo do Setor primário (Nucap), nesta terça-feira (08/04), no Ramal Água Branca, uma Oficina de Atas e Estatutos para Associação dos Agricultores, Agricultoras Produtores e Familiares da Comunidade de São Pedro (AAAPFCSP), na zona rural de Manaus.
Com mais de 100 associados diretamente e indiretamente, o objetivo é abordar técnicas para que a associação possa estar regularizada, para buscar acesso às políticas públicas em esfera municipal, estadual e federal.
Durante a oficina, a coordenadora do Nucap, Joyce Magalhães, destacou que o uso da Ata e Estatuto facilitam o acesso dos produtores rurais às linhas de crédito e programas governamentais, além da aptidão da associação.
“Os representantes da associação que foram atrás de apoio da Sepror, através do Nucap, estão agora recebendo orientações de como se regularizar e reformular o estatuto, a fazer atas. E, agora, eles estão entendendo a necessidade de estarem aptos para acessar políticas públicas” destacou Joyce.
Para o presidente da AAAPFCSP, José Teófilo, a falta de regularização deixou a associação há cinco anos inapta, prejudicando o desenvolvimento dos produtores da região.
“É muito importante esse apoio da Sepror, mais uma vez aqui nos orientando, nossa principal dificuldade aqui era a construção das atas e, também, da elaboração do estatuto, mas com essa oficina com certeza adquirimos conhecimento e vamos conseguir levar a associação adiante”, comentou o presidente.
A oficina faz parte de ações da Sepror para garantir o desenvolvimento dos produtores rurais do Amazonas, por meio de associações e cooperativas.
Fonte: Agência Amazonas de Notícias