Moradores da comunidade fizeram a entrega da documentação das áreas, primeiro passo para receber o título definitivo dos imóveis
Foto: Divulgação/Sect
A Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect) retornou, nesta terça-feira (12/08), ao Distrito de Caburi, na zona rural de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) para iniciar mais uma etapa de regularização fundiária na localidade. Em 2024, o governador Wilson Lima entregou mais de 100 títulos de propriedade em Caburi, regulamentando 2.828,637 hectares, no total.
Na ação desta terça-feira, 208 famílias fizeram a entrega da documentação para o início da tramitação do processo para o recebimento do título definitivo dos imóveis. A secretária da Sect, Renata Queiroz, destaca que Caburi é uma comunidade com forte vocação agrícola e que a regularização de áreas no local traz inúmeros benefícios, inclusive econômicos, porque os moradores vão poder acessar linhas de créditos rurais para alavancar os próprios negócios.
Segundo ela, a regularização fundiária é um passo fundamental para transformar a vida das famílias, assegurando que cada morador tenha seu direito reconhecido e possa investir com tranquilidade na própria terra.

Foto: Divulgação/Sect
Um dos moradores que deu entrada na documentação e em breve poderá receber o título definitivo de propriedade foi Francisco Tavares Batalha. Para ele, ter acesso ao atendimento na própria comunidade foi uma ótima oportunidade. “Se eu tivesse que ir até Manaus para fazer isso, dificilmente conseguiria. Sou muito grato pela equipe ter vindo até aqui nos atender”, declarou.
Outra moradora atendida durante a ação da Sect foi Maria Cleudes, que há 20 anos aguarda a oportunidade de receber o título definitivo da área onde mora. “Eu estou muito feliz de ter dado entrada na documentação. Eu esperava por isso há muito tempo, ter o documento comprovando que o terreno é meu”, destacou.
O trabalho executado pela Sect faz parte das políticas públicas de habitação e regularização fundiária, que integram o Programa Amazonas Meu Lar, do Governo do Estado. O programa é coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) e desenvolvido pela Sect, Superintendência Estadual de Habitação (Suhab) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE).
Fonte: Agência Amazonas de Notícias