Domingo, 22 de Junho de 2025
Domingo, 22 de Junho de 2025
InícioAmazonasProfessor da rede estadual cria espaço virtual para trabalhar conteúdos com os...

Professor da rede estadual cria espaço virtual para trabalhar conteúdos com os alunos, durante o ensino remoto


Voltada a estudantes do Ensino Médio, iniciativa visa driblar os desafios das aulas remotas

Em meio à realidade da pandemia e das aulas remotas, o professor de Filosofia, Miguel Neponuceno, das escolas estaduais José Bernardino Lindoso e Desembargador André Vidal de Araújo, busca, através das plataformas digitais, desenvolver práticas pedagógicas que alcancem os estudantes das unidades escolares. Uma dessas ações foi a criação de um espaço virtual, intitulado “Conexões Filosóficas”, onde o docente disponibiliza os conteúdos trabalhados durante o “Aula em Casa”.

A página, que pode ser acessada no link https://sites.google.com/view/filosofixa/, reúne atividades, trabalhos e materiais de apoio para os alunos do Ensino Médio, além de um espaço para que os jovens possam partilhar suas reflexões e visões sobre o mundo e uma seção em que procura mostrar aos estudantes que a Filosofia está presente em todo lugar.

“Refletindo sobre todas as experiências que tive no ano passado, comecei, desde o início de 2021, a atualizar ideias e renovar meus compromissos enquanto professor de Filosofia. Assim, a criação deste site parte do princípio de reunir todas as informações, conteúdos e exercícios que estudamos e que vamos estudar durante o ano letivo”, explicou Miguel.

Mesmo com a boa aceitação do projeto, o professor explica que mecanismos como o WhatsApp, Instagram e Google Classroom permanecem como grandes aliados na relação e interação com os alunos. “Eles [os estudantes] gostaram muito. O desafio, agora, é manter o canal atualizado e trabalhar melhor a identidade visual dele, para que seja agradável em todos os sentidos, respeitando a realidade dos alunos”, destacou o professor.

Vídeos – Outra forma adotada por Miguel para atrair a atenção do estudante foi a criação de videoaulas criativas e descontraídas, norteadas por uma linguagem que muito se assemelha a dos jovens.

“É importante que os vídeos chamem a atenção e que realmente proponham reflexões, para assim manter um ritmo de produção de conteúdo e continuar proporcionando essa postura de inovar. Mostrando aos estudantes que a Filosofia não é chata e que, com a ajuda dela, eles percebam o quão importantes são para mudar a realidade deles e de todos”, finalizou Miguel.

Fonte: Governo AM

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA