Programação teve início nesta terça-feira (02/09) e será realizada em unidades da capital e interior do Estado.
Foto: Gabriel Bianchi/Seas
O programa Prato Cheio deu início, nesta terça-feira (02/09), a uma série de palestras sobre saúde mental, como parte das ações do Setembro Amarelo, campanha nacional de valorização da vida e conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio. A programação acontece ao longo do mês em oito unidades do programa na capital.
A primeira unidade a receber a palestra foi o restaurante popular do bairro Riacho Doce, zona norte de Manaus, que reuniu 30 pessoas que frequentam o local diariamente para a palestra “Impacto da Alimentação na Saúde Mental”, conduzida por nutricionistas da Secretaria Executiva Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional (Seasan) que atuam nas unidades.
A titular da Seasan, Lane Edwards, destaca que, com essas programações, o Prato Cheio cumpre o objetivo não só de oferecer refeições saudáveis e completas, mas também de ofertar palestras voltadas para a qualidade de vida e cursos que visam a qualificação e o empreendedorismo. “Muito além de servir refeições, o Prato Cheio pensa no indivíduo que o frequenta, em como tornar a ida até a unidade em algo acolhedor e proveitoso”, disse.
“A alimentação está diretamente ligada à saúde mental. É importante explicarmos como uma alimentação equilibrada influencia na nossa saúde mental e emocional. Além dessa explicação, também damos dicas de como equilibrar as refeições”, explicou a nutricionista Jaqueline Aguiar.


Outros temas
Além das palestras em alusão ao Setembro Amarelo, as unidades também vão levar informações sobre o programa Cadastro Único (CadÚnico), ferramenta responsável por ser a porta de entrada para vários programas e benefícios sociais, como o Bolsa Família e Auxílio Estadual.
No interior do estado, o ciclo de palestras terá início a partir da próxima terça-feira (08/09), em Maués, seguindo para outras unidades. Além do Setembro Amarelo, a programação inclui palestras da campanha contra o HPV.
Prato Cheio
O Prato Cheio é administrado pela Secretaria de Estado da Assistência Social e Combate à Fome (Seas) e pela Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico Social e Ambiental (Aadesam). Ao todo, são 18 unidades localizadas na capital e 26 no interior do estado.
Os restaurantes populares funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h; e as cozinhas populares, onde cada pessoa atendida tem direito a 1 litro de sopa, funcionam de segunda a sábado, também das 8h às 13h.
Fonte: Agência Amazonas de Notícias