Objetivo é promover qualidade e segurança no atendimento aos visitantes durante o evento
Foto: Vanessa Lira / Amazonastur
Com a proximidade do 58° Festival de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), promove até sexta-feira (04/04), ação integrada de ordenamento e sensibilização junto aos prestadores de serviços turísticos do município. A meta é orientar os estabelecimentos quanto à documentação necessária para prestação legal e regular dos serviços turísticos, além de promover qualidade e segurança no atendimento aos visitantes.
A operação conta com a participação do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON-AM), Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Polícia Militar (PMAM), Secretaria Municipal de Turismo, Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Finanças (Semef) e Secretaria Municipal de Comunicação.
Durante os trabalhos, a força-tarefa conjunta realiza visita técnica a meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras, parques temáticos, bares, restaurantes e outros estabelecimentos ligados ao segmento.
Além das orientações sobre regularização, são divulgadas campanhas institucionais, como o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, a proibição do uso de penas naturais em adereços, o manuseio responsável de animais silvestres e o programa Alô Turista.
A chefe do Departamento de Registro e Sensibilização da Amazonastur, Giovanna Tapajós, reforçou que a ação tem como objetivo principal garantir que os serviços turísticos estejam funcionando de forma legal, especialmente com a proximidade do 58º Festival de Parintins, contribuindo para a qualidade da experiência dos visitantes.
“Nosso trabalho é orientar, fiscalizar e garantir que os prestadores de serviços estejam regularizados. A formalização é fundamental para que o turismo seja cada vez mais seguro e eficiente, beneficiando tanto os profissionais quanto os turistas que chegam para viver o Festival de Parintins”, afirmou.
Paralelamente, a Amazonastur oferece atendimento para o credenciamento de prestadores de serviços na plataforma “Amazonas To Go”, ferramenta oficial de atendimento ao turista que visa facilitar o acesso a informações sobre serviços turísticos no estado. Também são realizados atendimentos relacionados ao programa “+Crédito Amazonas Turismo”, que oferece linhas de financiamento para empreendimentos do setor.
Para mais informações sobre o Cadastur, Amazonas to Go e +Crédito Amazonas os interessados podem entrar em contato pelo telefone (92) 99206-1911.
Fonte: Agência Amazonas de Notícias