Evento foi realizado em homenagem aos 18 anos da instituição
FOTO: Lincoln Ferreira/FUnATI
O maior templo da cultura no estado, o Teatro Amazonas, foi palco da 2ª Mostra Cultural da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), na noite de segunda-feira (28/07). Promovido em homenagem aos 18 anos da instituição, o evento contou com apresentações artísticas, dança, música e espetáculo teatral estrelado por pessoas idosas.
A mostra teve como tema “De um sonho a um legado que transforma vidas”, reafirmando o compromisso da FUnATI em promover ações de valorização da pessoa idosa no Amazonas. O evento, realizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da FUnATI, contou com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
O evento iniciou com a apresentação “Musicoterapia na Floresta”, uma vivência voltada para o bem-estar dos idosos, e que partilha de memórias afetivas, utilizando Bioinstrumentos confeccionados pelos próprios alunos em oficinas na instituição. Conduzida pela artista Ketlen Nascimento, a atividade busca estimular a memória, a coordenação motora, expressão emocional e socialização por meio da música e dos sons da floresta.


“Foi muito bonito, alguns deles estiveram pela primeira vez no Teatro Amazonas e já de imediato se apresentando no palco. Os instrumentos utilizados foram confeccionados por eles próprios na oficina de Bioinstrumentos, resultando um trabalho divertido, leve e tranquilo. Que esse trabalho tenha vida longa”, destacou Ketlen.
Em seguida, o Coral da FUnATI apresentou “Parábolas na Envelhescência”, com recortes de apresentações e musicais que o coral realizou em sua caminhada. Ao todo, 33 coralistas, na faixa etária de 60 a 75 anos, subiram ao palco sob a regência da cantora lírica Claudine Cris.
A 2ª Mostra Cultura da FUnATI também contou com o espetáculo “No Mundo dos Musicais”, apresentado pelo Grupo de Dança da FUnATI, com vários musicais famosos da Broadway, encantando o público com sensualidade, empoderamento feminino e liberdade de expressão.
Homenagem especial
Um dos pontos altos da noite foi a homenagem ao reitor da FUnATI, Dr. Euler Ribeiro, por toda sua trajetória voltada ao serviço público, com destaque à valorização da pessoa idosa e os cuidados com o envelhecimento saudável.
O reitor subiu ao palco e contemplou a música composta em sua homenagem, “Menino Ribeirinho”. A canção, de autoria de Giovanni Sena e Ketlen Nascimento, exalta a história, valores e trajetória inspiradora do reitor, personalidade que grande contribuição para o Amazonas.


“Hoje é um dia muito especial para nós, a segunda edição da Mostra Cultural vem celebrar a missão da FUnATI e apresentar os resultados dos nossos projetos realizados na sede e unidades parceiras de exaltação à pessoa idosa. As apresentações de hoje refletem o trabalho desenvolvido nas oficinas e atividades de Extensão”, destacou Euler.
A noite foi encerrada com a apresentação “Boi-bumbá: Exaltação ao Homem da Floresta”, do Grupo de Teatro Renascer Izael Tavares, um espetáculo de temática regional que celebra diversidade cultural amazônica por meio das toadas dos bois Caprichoso e Garantido, dirigido pela Professora Gerontóloga, Lilian Machado. O elenco do espetáculo, formado por 21 integrantes, animou o público com a interpretação de personagens como o pajé, a cunhã-poranga, o porta-estandarte, a rainha do folclore, a sinhazinha da fazenda, o amo do boi e o bumbá da instituição, o Ribeirinho.
Fonte: Agência Amazonas de Notícias