InícioAmazonasGoverno do Estado emite nota técnica para distribuição de testes do tipo...

Governo do Estado emite nota técnica para distribuição de testes do tipo antígeno no Amazonas


Material doado pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) ampliará diagnóstico da Covid-19

O Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) e Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), emitiu Nota Técnica com orientações para a distribuição e aplicação de testes rápidos de Covid-19 do tipo antígeno no Amazonas. O objetivo é ampliar o diagnóstico e interromper a cadeia de transmissão do novo coronavírus no estado.

Uma primeira remessa, com 62 mil testes doados pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), chegou no dia nove de fevereiro em Manaus. Uma segunda remessa, com mais 60 mil testes, já está em Brasília desde a última terça-feira (16/02) e deve chegar à capital amazonense nos próximos dias.

Dentro da primeira remessa, o documento define que 12 mil testes serão utilizados na capital (7 mil nas Unidades Básicas de Saúde – UBSs – de referência e 5 mil nas maternidades do Governo do Estado) e os outros 50 mil serão distribuídos nos 61 municípios do interior do estado.

Conforme a nota técnica, o material é de extrema importância, pois detecta uma proteína do vírus e identifica o início de uma infecção. Os antígenos também apresentam alta correlação com o período de transmissibilidade da doença, tornando-se relevantes para redução da disseminação e ações de isolamento.

A prioridade de uso dos antígenos compreenderá pacientes sintomáticos dentro do período de 10 dias desde o início dos sintomas. Profissionais de saúde que executarem a testagem deverão usar equipamentos de proteção individual para coleta de swab nasal. O resultado pode ser lido de 15 a 20 minutos depois da coleta, feita por via nasal.

A Nota Técnica explica, ainda, que o teste de detecção não substitui o RT-PCR, sendo necessária a análise do perfil clínico, sinais e sintomas. Além disso, um resultado de teste negativo não elimina a possibilidade de infecção por SARS-CoV-2 e deve ser confirmado um ensaio molecular.

Para fins de monitoramento genômico do SARS-CoV-2, o documento solicita a coleta de amostras para exame de RT-PCR em, no mínimo, 30% dos pacientes que testarem positivo.

Fonte: Governo AM

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA