InícioAmazonasGoverno do Amazonas avança com obras de revitalização do Complexo Hospitalar Sul

Governo do Amazonas avança com obras de revitalização do Complexo Hospitalar Sul

São cerca de 70 operários trabalhando dia e noite, no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto e Instituto da Mulher Dona Lindu

FOTOS: Antonio Lima/Secom

As obras no Complexo Hospitalar Sul (CHS), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), avançam em ritmo acelerado. O governador Wilson Lima visitou o complexo, composto pelo Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto e o Instituto da Mulher Dona Lindu (IMDL), na noite de quinta-feira (10/04), e pôde constatar os trabalhos sendo realizados inclusive à noite.

“O nosso objetivo é dar dignidade e melhor acolhimento para os pacientes e para seus acompanhantes. E sabe o que é melhor? Nós não paramos um minuto sequer, porque temos pressa de levar o padrão Delphina (Hospital) para toda a rede estadual de saúde”, registrou o governador em suas redes sociais.

Segundo a secretária de Estado de Saúde, Nayara Makdsoud, que acompanhou a visita do governador, as obras estão acontecendo sem interromper os atendimentos. “Iniciamos na segunda quinzena de março e temos obra no período diurno e noturno, até as 22h, porque temos pressa e queremos gerar o mínimo de impacto no funcionamento das unidades”, explicou.

Os trabalhos, no momento, estão concentrados na revitalização das enfermarias situadas no quinto andar do HPS 28 de Agosto e nas recepções das duas unidades. São cerca de 70 operários sob a supervisão da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), e, também, pela Agir Saúde, que gerencia o CHS.

Já foram realizados os serviços de demolição e remoção de entulhos e, agora, de acordo com o gerente de Infraestrutura do CHS, Renatho Oliveira, os trabalhadores fazem a instalação de paredes drywall, do novo revestimento cerâmico, revisão das instalações elétricas e aplicação do novo piso Korodur, que é ideal para áreas sujeitas a severas condições de uso.

Com a revitalização do quinto andar, o HPS 28 de Agosto vai passar a contar com 12 enfermarias de clínica cirúrgica totalmente renovadas. Corredores, postos de enfermagem, salas de conforto, banheiros e áreas de apoio também serão totalmente revitalizados.  São 83 leitos e cada um é dotado de cama hospitalar, régua de gases medicinais, suporte de soro, mesa de cabeceira e refeição, escada dois degraus, poltrona de acompanhante, entre outros mobiliários e equipamentos.

FOTOS: Antonio Lima/Secom

As novas recepções das duas unidades também vão trazer mais espaço e conforto para pacientes e acompanhantes, além de uma importante mudança de fluxo, destaca o diretor técnico do CHS, Roberto Zonta. “Nós teremos uma divisão de fluxos. No HPS 28 de Agosto, por exemplo, vamos conseguir separar o paciente de emergência dos casos de visita, troca de acompanhante, entre outros”, afirma.

Além de ampliar a recepção do Instituto da Mulher Dona Lindu, também estão sendo reformados dois consultórios de ginecologia, dois consultórios obstétricos, as salas de ultrassom, coleta e laboratório, acolhimento ginecológico, acolhimento obstétrico, acolhimento social, banheiros e o depósito de materiais de limpeza (DML).

Serviços realizados

Desde dezembro do ano passado, o Complexo Hospitalar Sul passa por uma transformação. Na área externa do complexo já foi feito o trabalho de recapeamento asfáltico do estacionamento, com correção em calçadas e sarjetas, melhorando a drenagem; modernização da iluminação, com a troca por luminárias de LED.

Também já foram realizadas a readequação da parte elétrica e hidráulica, com a troca da subestação, cabeamento de alta tensão e barramentos; instalação de seis novos geradores, três em cada uma das unidades que formam o complexo hospitalar, garantindo a manutenção das atividades em casos de queda de energia prolongada.

O antigo abrigo de resíduos foi demolido para a construção de um novo espaço mais adequado às normas ambientais de manejo do lixo. A obra ainda contempla a ampliação do estacionamento e uma nova entrada e saída de veículos pela avenida Maceió, otimizando o fluxo viário.

Outros serviços já executados incluíram a revitalização da fachada com a nova identidade visual, paisagismo, reativação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e a instalação de um posto policial em frente ao complexo.

FOTOS: Antonio Lima/Secom

Fonte: Agência Amazonas de Notícias

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA