O encontro foi marcado por muita interação, brincadeiras e contação de histórias pelo grupo “Rodas de Leituras Manauaras”
A Biblioteca Pública do Amazonas movimentou a cidade de Manaus durante a programação do Festival de Férias, uma ação promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
“Queremos mostrar que a leitura pode ser divertida, costumamos associar as férias a momentos de lazer, diversão e viagens. E não há forma melhor de viajar do que através do mundo dos livros”, é o que afirma David Carvalho, bibliotecário da Biblioteca Pública do Amazonas.
O evento, na manhã de sábado (18/01), às 10h, foi um grande sucesso entre o público mirim e os adultos, com direito a visitas guiadas pela biblioteca e uma sessão de contação de histórias com a participação da escritora Lucila Bonina e do artista visual André Cavalcante, integrantes do grupo “Rodas de Leituras Manauaras”.
A escritora e coordenadora do projeto Lucila Bonina relata que, neste ano, em parceria com a Biblioteca Pública do Amazonas, a iniciativa foi integrada à programação do Festival de Férias junto aos equipamentos culturais da cidade.
“A biblioteca não é apenas um lugar de estudo, trabalho ou pesquisa, mas também um espaço de encontros, desenvolvimento, risos e momentos agradáveis”, incentiva a escritora Lucila. E salienta a importância da presença de um familiar durante a leitura com a criança, pois surtirá em um resultado brilhante a longo prazo.
Contação de histórias
Durante a roda de leitura, a escritora leu alguns contos indígenas para as crianças, como por exemplo “O Livro Sagrado do Povo Sateré-Mawé”, do autor amazonense Yaguarê Yamã Sehaypóri. O conto retrata a história de seus ancestrais, um indígena preocupado com a manutenção dos traços que revelam a trajetória de seus antepassados.
A roda também contou com a presença do artista visual e participante do coletivo “Rodas de Leituras Manauaras”, o fotógrafo André Cavalcante. “Hoje, nós trouxemos um conto Tupinambá, que fala sobre a criação da noite, falando sobre esse contexto, de como foi criada a noite e a ancestralidade em torno disso, junto aos contos indígenas”, conta o artista.
O encontro foi marcado por muita interação, com conversas e brincadeiras, como leituras de trava-línguas, como “Fala, arara loura, a arara loura falará” e “Larga a tia, lagartixa, larga a lagartixa, larga a tia”. Houve também uma competição de leitura que desafiou a leitura fluente dos participantes.
O projeto atua na cidade desde 2022, e conta com uma formação de 16 membros mediadores de leitura e contação de histórias. Eles têm promovido rodas de leitura em diversos espaços da cidade, levando a literatura para diferentes públicos e locais.
Conhecendo a Biblioteca Pública
As visitas guiadas percorreram os três pavimentos do prédio, levando os visitantes a uma experiência totalmente imersiva, onde o público conheceu sobre cada salão da biblioteca e mergulhou na história do edifício, descobrindo detalhes e curiosidades em cada ambiente.
Entre os visitantes, estava Enzo Pestana, de 8 anos, que vivia sua primeira experiência na Biblioteca Pública ao lado de sua mãe, Jaqueline Silva, e de seu irmão mais novo, Paulo, de 6 anos. “Todos os livros têm algo muito legal. Li alguns que falam sobre peixes e a Amazônia. Na próxima vez que a gente vier, vamos ler ainda mais livros!”, afirma o jovem leitor.
Quem também mergulhou nas histórias contadas durante a visitação, foi a Professora Marta dos Santos, que se emocionou ao revisitar o emblemático edifício, pois lembrou de seus anos como estudante em uma escola pública no centro da cidade, entre 1998 a 2000, quando frequentava o local para fazer suas pesquisas acadêmicas.
“Este lugar é uma oportunidade valiosa para crianças, jovens e adultos entrarem em contato com a leitura no Amazonas”, destacou Marta, que agora sonha em levar seus alunos para conhecerem a biblioteca. “Uma parceria entre o Governo do Estado do Amazonas, a Secretaria de Educação e as escolas para viabilizar visitas seria excelente”, acrescentou a professora.
Programação da semana
A programação continua no próximo fim de semana (25 e 26/01), às 10h, também na Biblioteca Pública do Amazonas. No dia 25 de janeiro (sábado), as atividades incluem a “Estação Biblioteca”, com sessões de leitura e narração de histórias. E no 26 de janeiro (domingo), das 9h às 12h, será possível participar de uma troca de livros e gibis, além de assistir à contação de histórias com a bruxinha Lepap Eli Soares, às 10h. Para a programação da biblioteca não há necessidade de agendamento prévio.
Ainda no 25 de janeiro, o Teatro Amazonas abre suas portas para visitas guiadas, a partir das 9h, com vagas limitadas e inscrições antecipadas. No 26 de janeiro, o Largo de São Sebastião encerra o festival com uma programação especial, das 17h às 20h, que inclui atividades recreativas, ações dos programas “Mania de Ler” e “MovCEU”, além de um show musical infantil às 19h, tudo sem necessidade de inscrição.
Inscrições e agendamentos
No dia 22 de janeiro (quarta-feira), novas vagas estarão disponíveis para o público se inscrever para as atividades da última semana de apresentações do Festival de Férias. A programação vai até o dia 26 de janeiro. Para participar, o público interessado deve realizar a inscrição gratuita pelo Portal da Cultura (cultura.am.gov.br).
Fonte: Agência Amazonas de Notícias