Obras do conjunto habitacional entram na fase final e unidades devem ser entregues pelo governador Wilson Lima na primeira quinzena de maio
FOTO: Tiago Corrêa/UGPE
Famílias das comunidades da Sharp e Manaus 2000, beneficiárias do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), participaram, nesta terça-feira (08/04), de visita guiada ao Residencial Maués, no bairro Cachoeirinha, zona sul da capital. O conjunto habitacional está sendo construído pelo Governo do Amazonas, para receber as pessoas reassentadas pelo programa e que viviam em áreas de risco de alagação. O habitacional deve ser entregue pelo governador Wilson Lima na primeira quinzena de maio.
A visita foi promovida pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), responsável pelo Prosamin+, e pela Superintendência de Habitação do Amazonas (Suhab), ambos órgãos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). O titular da Sedurb, Marcellus Campêlo, acompanhou o grupo de moradores, todos ainda em fase de escolha da solução de moradia definitiva.
No tour pelas unidades habitacionais, Campêlo esclareceu as dúvidas dos beneficiários. “O objetivo da visita é dar oportunidade para que as famílias possam conhecer de perto os apartamentos e, a partir deste contato, tomarem uma decisão segura a respeito da nova moradia”, explicou o secretário.




O Residencial Maués reúne 72 apartamentos, cada um com 50,33 metros quadrados, distribuídos em dois quartos, sala de estar, cozinha, banheiro, varanda, além de uma vaga de estacionamento. As unidades são adaptadas para Pessoas com Deficiência (PcDs) e contam com infraestrutura moderna e urbanismo planejado, além de fácil acesso a serviços essenciais como saúde, educação, transporte público e comércio.
Com as obras entrando em fase final, a previsão é de que o residencial seja entregue aos futuros moradores em maio, conforme destacou o diretor-presidente da Suhab, Jivago Castro. “É uma determinação do governador Wilson Lima que as famílias mais afetadas pelas chuvas, nas comunidades Sharp e Manaus 2000, tenham moradia digna e com segurança. Esses apartamentos são preparados para receber essas famílias em vulnerabilidade social, importante frisar, que já serão entregues com o título definitivo da propriedade do imóvel”, pontuou.
Satisfação
A cuidadora de idoso Maria Rosilda Pereira de Farias, 47, gostou tanto da visita que lá mesmo tomou a decisão pela escolha da nova moradia. “Antes, estava decidida a esperar os apartamentos que estão sendo construídos na Sharp, mas após as explicações do secretário Marcellus, a oportunidade de conhecer, de entrar no imóvel e, principalmente, sabendo que eles já serão entregues em breve, optei por ficar com uma unidade aqui no Residencial Maués”, informou.




Há 22 anos morando na Comunidade da Sharp, Maria Rosilda, disse ter gostado bastante do apartamento visitado e aproveitou para imaginar o futuro imóvel já arrumado. “Consegui imaginar a minha sala arrumada com um sofá novo. O meu antigo eu perdi em uma das alagações, minha adega e uma televisão na parede. Meu quarto arrumado com a minha cama box e uma rede branca também. Estou muito feliz!”, comentou.
Solução habitacional
Desde 2022, o Prosamin+ já beneficiou 1.434 famílias das comunidades Sharp e Manaus 2000 com soluções habitacionais, incluindo unidades residenciais, indenizações e bônus moradia (compra assistida). Como parte do programa, o Governo do Estado já entregou o Residencial Rodrigo Otávio, também na zona sul, que acolheu 32 famílias oriundas de áreas de risco de alagação.
Entre os diferenciais das novas unidades habitacionais do Prosamin+ estão os apartamentos mais amplos, adaptados, com varandas e uma vaga de garagem. Outro destaque importante é que as famílias recebem a titularidade do imóvel no momento da entrega das chaves, o que garante segurança jurídica e estabilidade, um avanço em relação às fases anteriores do programa.
Fonte: Agência Amazonas de Notícias