InícioAmazonasEm Novo Remanso, Idam oferece capacitação em Boas Práticas Agrícolas da Cultura...

Em Novo Remanso, Idam oferece capacitação em Boas Práticas Agrícolas da Cultura do Abacaxi

Abacaxi de Novo Remanso tem reconhecimento nacional, oficializado com Selo de Indicação Geográfica (IG)

FOTO: Divulgação/Idam

Os agricultores familiares de Novo Remanso, comunidade localizada em Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus), foram beneficiados com o curso Boas Práticas Agrícolas da Cultura do Abacaxi. A programação contou com a participação de 18 trabalhadores rurais e incluiu uma visita à Unidade Demonstrativa (UD) de Abacaxi na comunidade.

A capacitação foi promovida ao longo de três dias, entre 13 e 15 de agosto. Conforme a coordenadora do Projeto Prioritário (PP) do Abacaxi, Silvia Abreu, responsável por ministrar o curso, a programação foi realizada de forma teórica e prática.

“A parte prática foi realizada no escritório da Unidade Local (UnLoc) Idam/Novo Remanso, enquanto que as aulas práticas foram realizadas na propriedade do produtor rural Josiel de Souza Pereira e na UD de Abacaxi, instalada na propriedade do agricultor Mateus Maia. Abordamos temas como nutrição mineral do abacaxi, ciclo da cultura, indução floral e estádios de maturação”, relatou Silvia.

A mobilização e divulgação foi realizada pela equipe da UnLoc, que reuniu os agricultores e auxiliou com a logística.

FOTO: Divulgação/Idam

Abacaxi de Novo Remanso

Em 2020 o abacaxi de Novo Remanso recebeu o Selo de Indicação Geográfica (IG) na categoria Indicação de Procedência, concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).

O abacaxi de Novo Remanso é reconhecido nacionalmente pelo sabor adocicado, baixa acidez e qualidade no processo de produção. O selo garante a rastreabilidade do produto pelo consumidor e beneficia os agricultores com maior valor de mercado devido à garantia da qualidade.

Fonte: Agência Amazonas de Notícias

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA