InícioAmazonasEm Humaitá, Idam reúne com órgãos ambientais para discutir regularização agroambiental no...

Em Humaitá, Idam reúne com órgãos ambientais para discutir regularização agroambiental no Sul do Amazonas


Para discutir ações com foco na regularização agroambiental e desenvolvimento econômico sustentável da região Sul do Amazonas, representantes do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) se reuniram nesta quarta-feira (02/12), na sede da unidade local do Idam em Humaitá (distante 696 quilômetros de Manaus).

 O objetivo foi elaborar propostas dentro da pauta ambiental, que incluem o registro de imóveis rurais no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e a inserção de uma política específica para produtores ribeirinhos, conforme a realidade e dificuldades enfrentadas nos municípios que compõem a região Sul do Amazonas (Humaitá, Lábrea, Manicoré, Apuí, Boca do Acre e Distritos de Vila Extrema/Sul de Lábrea e Santo Antônio do Matupi/Manicoré).

 Essa é a primeira reunião realizada com a Sema, Ipaam, Idam, Sepror e gerentes locais. A meta é avançar na regularização agroambiental de propriedades que apresentam áreas antropizadas e com passivo ambiental, assim como acelerar as retificações e inscrições no CAR e apresentar alternativas de atividades sustentáveis e de retorno econômico, a exemplo dos Sistemas Agroflorestais (SAFs).

 O diretor-presidente do Idam, Valdenor Cardoso, destacou que essa reunião é oportuna, principalmente para entender as dificuldades de quem está na linha de frente ajudando o produtor na regularização de sua propriedade. “A reunião foi bastante produtiva, onde se discutiu intensamente as recomendações dos órgãos de controle sobre a questão do Cadastro Ambiental Rural e alternativas para regularização ambiental das propriedades com passivo ambiental”, reforçou.

 Outras atividades – Pela parte da tarde, a comitiva estadual juntamente com o secretário de Floresta e Serviços Ambientais do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Joaquim Leite, visitaram propriedade rural que possui CAR consolidado em Humaitá.

 Finalizando o dia, a comissão do governo do Estado realizou reunião de divulgação do Projeto “Floresta Mais” e apresentação do status do CAR no município de Humaitá. A reunião foi conduzida pelo MMA e Sema, conforme explica o secretário da Sema Amazonas, Eduardo Taveira.

“O Floresta + é um Programa Nacional de Pagamentos por Serviços Ambientais, que considera que aqueles que contribuem para manter a floresta em pé, com atividades sustentáveis que viabilizam a conservação da natureza e seus serviços, devem ser compensados por isso. É um reconhecimento ao comprometimento que pequenos produtores, comunidades tradicionais e populações indígenas têm para criar uma barreira às ilegalidades na nossa região”, completou.

Fonte: Governo AM

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA