InícioAmazonasDia do Pais: Transplante de rim realizado no Delphina Aziz fortalece laços...

Dia do Pais: Transplante de rim realizado no Delphina Aziz fortalece laços entre pai e filho no Amazonas

Unidade referência da SES-AM já realizou mais de 200 transplantes renais

Foto: Evandro Seixas / SES-AM

“Meu pai é meu herói. Ele me deu a vida duas vezes.” É como Luciano da Silva, de 37 anos, descreveu a emoção de ter recebido a doação de rim do seu pai adotivo, Antônio da Silva, de 57 anos. O caso representa um dos transplantes renais com doador vivo realizados no Hospital Delphina Abdel Aziz, unidade da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

Desde o início dos transplantes no Amazonas, a unidade hospitalar já contabiliza 200 procedimentos renais bem-sucedidos, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A média anual de atendimentos passou de 30 para 100 pacientes, em comparação ao período em que os procedimentos eram realizados via Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

Foto: Evandro Seixas / SES-AM

A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, destaca a importância do acesso para todos. “Este é apenas um entre os mais de 200 transplantes renais que comprovam a capacidade técnica da nossa rede estadual e o compromisso do Governo do Amazonas em salvar vidas por meio da doação de órgãos. Continuaremos avançando, fortalecendo políticas públicas que devolvem esperança às famílias amazonenses”, afirmou a secretária.

A história de Luciano e Antônio simboliza o avanço da política estadual de transplantes, além da força do vínculo familiar. Luciano enfrentou uma longa batalha contra a falência renal, iniciada após complicações que o levaram à internação e à intubação no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto. Após o diagnóstico, passou dois anos em tratamento de hemodiálise — período marcado por perdas familiares significativas, como o falecimento da avó e do tio, seus principais pilares de apoio até então.

Foto: Evandro Seixas / SES-AM

Antônio esteve presente durante todo o processo e se prontificou desde o início a ser o doador. Mesmo sem laços sanguíneos — sendo pai de criação — o amor entre pai e filho falou mais alto.

Apesar das dificuldades emocionais, Luciano decidiu se inscrever para o transplante após incentivo da equipe médica da Clínica Renal. Para a surpresa de todos, os exames revelaram que Antônio era 100% compatível para ser o doador. A equipe optou por ele, diante da menor complexidade clínica em comparação com outros candidatos.

“Ver meu filho sofrendo e não poder fazer nada era muito difícil. Quando surgiu a chance, não hesitei em doar”, afirmou Antônio da Silva. “Foi uma emoção indescritível. Mesmo sendo meu filho de coração, fomos totalmente compatíveis. Naquele momento, eu entendi que era Deus agindo”, completou.

Foto: Evandro Seixas / SES-AM

Durante os seis meses de preparo para o procedimento, Antônio conciliou os exames com o trabalho, contando com o apoio dos colegas e superiores. A cirurgia foi realizada com sucesso no Hospital Delphina Aziz.“O transplante renovou minha vida. Hoje posso brincar com meu filho, sair com meus amigos, fazer planos novamente. Não preciso mais da máquina de hemodiálise, que era minha única chance de continuar vivo”, relatou Luciano.

O caso reforça a importância do fortalecimento das ações de doação e transplantes no estado, promovidas pelo Governo do Amazonas, por meio da SES-AM, em parceria com os profissionais e instituições da rede pública estadual de saúde.

Fonte: Agência Amazonas de Notícias

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA