InícioAmazonasComitê Executivo do GCF discute estratégias para consolidar Manaus Action Plan

Comitê Executivo do GCF discute estratégias para consolidar Manaus Action Plan


Plano de ação vai integrar países membros da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas

Representantes do Comitê Executivo da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force) estiveram reunidos, nesta sexta-feira (12/03), para articular os próximos passos para a consolidação do Manaus Action Plan (MAP). O documento visa reunir as contribuições dos países membros para propor um Plano Global de soluções inovadoras para as florestas, a sociedade e a economia verde.

O secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, participou da reunião representando o atual presidente da Força-Tarefa, o governador do Amazonas, Wilson Lima. Além dele, participaram do encontro representantes dos Estados Unidos, do México e Peru, que integram o Comitê Executivo, entre eles o diretor geral do GCF, William Boyd.

“Esse ano temos a oportunidade de colocar em marcha uma agenda importante, com a liderança do governador Wilson Lima, para pensarmos em nossas ações para o segundo semestre deste ano. Acredito que esse será um marco para pensarmos na economia florestal como algo mais concreto para os estados, no contexto pós-covid e também diversificar nossas parcerias”, pontuou Boyd.

Segundo o secretário da Sema, Eduardo Taveira, o Manaus Action Plan seria lançado durante a 12ª Reunião Anual do GCF, originalmente agendada para ocorrer na capital amazonense em maio de 2020. Entretanto, a pandemia da Covid-19 resultou na suspensão do evento e na construção de um novo arranjo para consolidar o plano de ação da Força-Tarefa.

“Em 2020 nós conseguimos desenhar a estrutura do Manaus Action Plan. Agora nós passaremos para a fase de execução participativa desse plano, por meio de reuniões regionais, em que cada país irá registrar suas visões e perspectivas, com base nas suas particularidades, para construirmos o que seria a base de um Plano Global do GCF para o combate às mudanças climáticas, incluindo esforços para redução da pobreza”, pontuou Taveira.

Manaus Action Plan considera quatro eixos temáticos principais: conhecimento, tecnologia e inovação; políticas públicas e governança; população e comunidades; além de finanças e investimento. A proposta é que cada região escolha um vice-presidente (co-chair) para iniciar o processo de construção do MAP, durante as reuniões regionais nos próximos meses.

Os encontros serão liderados pelo Brasil, Peru, México, Indonésia, além da Colômbia, Equador, Espanha, Nigéria e Costa do Marfim – os últimos cinco países, por sua vez, participantes de um mesmo encontro.

A meta é que os resultados para construção do Manaus Action Plan sejam apresentados durante a 26ª Conferência das Partes sobre Mudança Climática da Organização das Nações Unidas (ONU) – ou COP 26 -, marcada para ocorrer em novembro de 2021 em Glasgow, no Reino Unido.

Fonte: Governo AM

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA