InícioAmazonasCom apoio do Governo do Amazonas, pesquisas inovadoras na área de sustentabilidade...

Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisas inovadoras na área de sustentabilidade são apresentadas em congresso internacional

Fapeam expõe as pesquisas no Centro de Convenções Vasco Vasques, hoje (10/04) e amanhã (11/04)

Foto: Ayrton Lopes/Fapeam

A produção de rações mais econômicas e nutritivas para o tambaqui e a criação de inovações tecnológicas para a cadeia produtiva de fibra de juta e malva, são algumas pesquisas apoiadas pelo Governo do Amazonas, que estão em exposição no estande da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), nesta quinta-feira (10/04), no Congresso Internacional de Agricultura, Inovação e Sustentabilidade do Amazonas, no Centro de Convenções Vasco Vasques, bairro Flores, zona centro-sul de Manaus.

A diretora técnico-científica da Fapeam, Marcia Irene Andrade Mavignier, afirmou que a participação da Fundação no congresso é fundamental e reafirma a linha de ação de “Fomento a Popularização e Difusão da Ciência, Tecnologia e Inovação” da instituição, a fim de contribuir para a disseminação do conhecimento científico-tecnológico junto à população.

“A Fapeam cumpre a sua missão e demonstra para a sociedade amazonense, para a região e também para o público internacional, o papel e a qualidade dos seus pesquisadores. A excelência do pesquisador amazonense, em prol das demandas e desafios para a Região Amazônica”, complementa.

Foto: Ayrton Lopes/Fapeam

Rações para tambaqui

O estudo “Sustentabilidade das cadeias produtivas amazônicas: Resíduos da agroindústria do guaraná (Paullinia cupana) na nutrição saúde e diminuição do custo de rações para o tambaqui (Colossoma macropomum)” foi um dos que estiveram nesse primeiro dia do congresso, amparado pelo Programa Kunhã–CT&I no Amazonas, Edital N° 008/2022.

A coordenadora da pesquisa, a pós-doutora em Ciências Biológicas, Cheila de Lima Boijink, da Embrapa Amazônia Ocidental, explica que o trabalho teve o objetivo de utilizar resíduos da agroindústria do guaraná na nutrição, saúde e diminuição do custo de rações para o tambaqui, diminuindo o descarte dos resíduos da agroindústria do guaraná e contribuindo para a manutenção do meio ambiente.

“A importância do apoio da Fapeam foi imprescindível para a aquisição de materiais, insumos e equipamentos para o desenvolvimento das tecnologias geradas com este projeto, o que consequentemente promoverá o desenvolvimento socioeconômico do Amazonas”, disse.

Foto: Ayrton Lopes/Fapeam

Produção de juta e malva

Outro trabalho apresentado ao público foi a pesquisa “Inovação e difusão de tecnologia para dinamização da cadeia produtiva de fibra de juta e malva no Amazonas”, desenvolvida no âmbito do Programa Estratégico de Desenvolvimento do Setor Primário Amazonense (Prospam/Fapeam), Edital N° 008/2021, cujo objetivo é dinamizar a cadeia produtiva de malva por meio de inovações tecnológicas para a produção de sementes e beneficiamento de fibra no Amazonas.

Segundo a coordenadora da pesquisa, a doutora em Agronomia Tropical, Albejamere Pereira de Castro, da Universidade Federal do Estado do Amazonas (Ufam), a participação no congresso é uma oportunidade de apresentar os resultados do trabalho de pesquisa, inovação e extensão para a sociedade.

“O apoio financeiro da Fapeam é fundamental, sem isso não conseguiríamos realizar a pesquisa, ensino, extensão e inovação. E o que mais me chama atenção é o compromisso da instituição à pesquisa envolvendo a agricultura, principalmente as cadeias produtivas prioritárias do estado, as quais são de suma importância para o desenvolvimento rural”, afirmou.

Foto: Ayrton Lopes/Fapeam

Mais pesquisas

Também estiveram em exposição os projetos “Moldando o futuro: utilização de realidade aumentada em atrações de museus”, amparado pelo Programa Amazônidas– “Mulheres e Meninas na Ciência”, edital n° 002/2021, e “O uso do biochar de açaí e sua contribuição no manejo dos solos e na sustentabilidade da agricultura familiar no interior do Amazonas”, fomentado pelo Programa Mulher Faz Ciência– Fapeam, Edital nº 006/2024, coordenados pela pesquisadoras Itanna Oliveira Fernandes, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), e Criscian Kellen Amaro de Oliveira, do Instituto Federal do Estado do Amazonas (Ifam), respectivamente.

Foto: Ayrton Lopes/Fapeam

Sobre o Congresso

Em sua primeira edição, o Congresso Internacional de Agricultura, Inovação e Sustentabilidade do Amazonas tem o objetivo de unir esforços globais para apresentar soluções duradouras e sustentáveis para lidar com as mudanças climáticas. Com diferentes atividades e espaços, o evento contará com a apresentação de seis grupos temáticos, workshops e conferências. O evento segue até esta sexta-feira (11/4).

O Congresso é coorganizado pela Universidade Politécnica de Coimbra, como parceira da aliança europeia UNIgreen, pelo Governo do Estado do Amazonas e pelo Núcleo de Relações Internacionais, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Nuriam/Aleam).

Fonte: Agência Amazonas de Notícias

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA