InícioAmazonasAvanço da Telessaúde no interior é um dos destaques do Relatório Quadrimestral...

Avanço da Telessaúde no interior é um dos destaques do Relatório Quadrimestral da SES-AM apresentado na Aleam

Os resultados foram detalhados pela secretária Nayara Maksoud aos parlamentares, na Comissão de Saúde

Foto: Antônio Lima / Secom

O avanço da Telessaúde no interior, a redução histórica da mortalidade materna em 40% e infantil em 16%, o crescimento do número de cirurgias e o melhor resultado dos últimos dez anos no abastecimento com medicamentos, na rede hospitalar, são alguns dos destaques do Relatório Quadrimestral da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), entregue nesta quarta-feira (20/08), à Assembleia Legislativa do Amazonas(Aleam).

A apresentação dos resultados referentes ao 3º quadrimestre de 2024 e 1º quadrimestre de 2025 foi feita pela secretária da pasta, Nayara Maksoud, na Comissão de Saúde.

O Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA) é o instrumento oficial do Sistema Único de Saúde (SUS), reunindo dados de atendimentos, indicadores e a aplicação de recursos. O documento apresentou os avanços na assistência, na execução financeira e na expansão da rede de saúde.

Foto: Antônio Lima / Secom

Os dados apresentados foram elogiados pelos deputados presentes. O presidente da Comissão, deputado Dr. Francisco Gomes, disse tratar-se de um momento importante para a Casa e elogiou a atuação técnica da secretária e da equipe. O deputado Delegado Péricles, membro da Comissão, destacou os avanços da saúde no interior, em meio aos desafios logísticos e também exaltou a atuação de Nayara Maksoud à frente da pasta.

A opinião foi reforçada pelo deputado George Lins, vice-presidente da Comissão, que ressaltou os resultados da Telessaúde. “Para o nosso contexto regional trata-se de uma ferramenta valiosíssima. Eu testemunhei a eficiência do Telelaudo em Silves. Em menos de dez minutos saiu o resultado”, relatou.

Junto com os parlamentares citados, participaram da mesa de abertura na Aleam, a deputada Alessandra Campêlo, o procurador geral do Estado, Giordano Bruno, além de secretários executivos e adjuntos da SES-AM.

Foto: Antônio Lima / Secom

Entre os principais resultados destacados no documento apresentado, a Telessaúde já alcança os 62 municípios do estado por meio do programa Saúde AM Digital do Governo do Amazonas. O programa, que garante saúde na palma da mão com consultas especializadas à distância pelo celular, também avançou com a implantação de 81 telessalas em 30 municípios, facilitando a vida dos usuários do interior.

A secretária Nayara Maksoud ressaltou que os resultados alcançados refletem mudanças estruturais no modelo de gestão, incluindo a ampliação dos contratos através do credenciamento, que amplia a oportunidades para várias empresas ofertarem serviços à rede estadual de saúde.

“A Telessaúde garante a ampliação do acesso aos serviços e reduz o tempo de espera. O governador Wilson Lima está levando esse serviço para 100% dos municípios do Amazonas. Quero destacar, também, a agilidade, a modernização e a adoção de tecnologia, para que a gente possa ampliar cada vez mais a oferta”, reforçou.

Segundo a secretária, a redução de 16% na mortalidade infantil foi impactada pela abertura de mais de 85 leitos neonatais em todo o estado, o que garantiu melhor manejo de recém-nascidos que necessitam de cuidados de alta complexidade.

No campo da assistência, o relatório apontou que, em 2024, a rede estadual de saúde realizou 30,7 milhões de atendimentos. Já no 1º quadrimestre de 2025, foram registrados 9,8 milhões de atendimentos em hospitais, maternidades, policlínicas, fundações, entre outros equipamentos de saúde.

As maiores demandas em 2025 concentraram-se nos Hospitais e Prontos-Socorros (HPS), Hospital e Pronto-Socorro da Criança (HPSC), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), que somaram 3,9 milhões de atendimentos. As Fundações de Saúde contabilizaram 1,7 milhão.

Foto: Antônio Lima / Secom

Investimentos

Outro avanço registrado foi a assinatura do Termo de Compromisso de Gestão (TCG) por 51 municípios, garantindo maior volume de repasses e fortalecimento da saúde no interior.

Em 2024, o Amazonas destinou 20,7% da receita de impostos e transferências constitucionais à saúde, superando o mínimo constitucional de 12% e ocupando o 1º lugar no ranking nacional. Para 2025, deve prevalecer o mesmo percentual, conforme a secretária.

As emendas parlamentares estaduais destinadas à saúde somaram R$ 202,5 milhões em 2024, com 91% executados, e R$ 251 milhões no 1º quadrimestre de 2025, em fase inicial de execução.

Fonte: Agência Amazonas de Notícias

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA