Gincana contou com atividades diversas, estimulando o raciocínio veloz e a criatividade dos estudantes
FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
Professores do Centro de Educação de Tempo Integral (CETI) Áurea Pinheiro Braga, localizado no bairro Compensa, zona oeste de Manaus, realizaram, nesta quinta-feira (25/09), a terceira edição da Gincana do Conhecimento, desta vez com o tema “COP30 e o Alerta Climático”. A atividade contou com a participação de alunos do Ensino Médio e envolveu competições interdisciplinares de quiz, paródia, criação de objetos funcionais, apresentação de itens inusitados e prova de conhecimento.
Na competição, cada turma foi representada por uma cor e dividida entre 5 alunos responsáveis por responder as questões do quiz, que envolveu as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Biologia, Química, Espanhol e Inglês. Todas as questões tratavam de temas envolvendo a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), que será realizada em Belém (PA) no mês de novembro, além de retratar também a questão climática do Amazonas.
Os estudantes tinham o tempo de 20 segundos para pensar na resposta das questões e apresentá-las corretamente ao mesmo tempo que as demais equipes para garantir um ponto. Enquanto parte dos alunos respondia, o restante montava uma torcida para vibrar a cada resposta correta. Para a professora coordenadora da gincana, Suziane Forthe, que leciona a disciplina de Química, o momento ajuda na socialização dos estudantes, que poderão se lembrar com carinho da atividade e do momento com os amigos.


“A nossa gincana veio para despertar e montar uma memória afetiva, saindo do conteudismo mas que ainda assim eles tenham que estudar o tema da gincana, então as disciplinas elaboraram textos que pudessem compor o quiz, que é uma das partes da gincana”, destacou a professora.

FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
Estudar e olhar para a Amazônia
Ao fim do quiz, cada turma apresentou também uma paródia temática com letra criada pelos próprios alunos. As músicas traziam um pouco da personalidade de cada estudante, com letras que tratavam sobre crise climática, sustentabilidade e a importância de discussões como a COP30. Além disso, os estudantes também escolheram um casal de cada turma para desfilar com roupas que representassem algumas lendas amazônicas.
De acordo com o professor da disciplina de História, Kennedy Pinheiro, que também coordenou a gincana, a temática da COP30 ajuda os estudantes a se enxergarem como protagonistas na luta contra o aquecimento global, principal tema debatido na Conferência.
“Como nós, daqui de Manaus, também fazemos parte de todo esse contexto, é importante que os alunos também se apropriem de todo o conhecimento, todo o debate que está sendo realizado agora em torno da crise climática”, disse.
Além de aprender, os alunos foram estimulados a pensar criativamente, sob uma nova perspectiva, tentando conseguir a vitória da gincana para a sua turma. O aluno Joaquim Barbosa, 16, da 1ª série do Ensino Médio, destaca que foi perceptível que muitos estudantes conseguiram encontrar uma forma de se expressar de maneira divertida, e que isso também contribui para o aprendizado.

FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
“Eu acho essas atividades divertidas, e é muito comum aqui na escola a gente ter muita representatividade do lado artístico dos alunos, da cultura do nosso estado, do país, e até de fora que a gente traz para a escola e compartilha com todo mundo, e ainda aprendendo, descobrindo coisas novas, todos juntos”, destacou o estudante.
Fonte: Agência Amazonas de Notícias