Nesta terça-feira (22/07) ocorrem as apresentações da ginástica rítmica. Ginástica artística resultou em medalha para rede estadual
FOTO: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
As competições na 46ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas seguem com as disputas em diferentes modalidades, entre elas a ginástica. Nesta terça-feira, ocorrem as disputas na ginástica rítmica. Na segunda-feira (21/07), ocorreram as competições da ginástica artística, que resultaram em uma medalha de bronze para a rede estadual.
Na Ginástica Artística há quatro anos, a aluna Paula Ingrid, 10, do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual (EE) Professora Hilda de Azevedo Tribuzy, competiu pela primeira vez no JEAs e garantiu a medalha de bronze na categoria infantil. A estudante se apresentou no solo, trave, barras assimétricas e salto, sonhando com o seu futuro no esporte.
“Treinei muitas vezes para vir ao JEAs, e acho que fui bem nos aparelhos, conseguindo superar o que apresentei nos treinamentos. Eu espero poder ir pelo menos a uma olimpíada na minha vida”, destacou Paula.

FOTO: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
A professora Keila Mariano, atual vice-presidente da Federação Amazonense de Ginástica (FAG), destacou a parceria que tem sido construída entre o Governo do Estado e a FAG. Para ela, o JEAs é uma oportunidade de mostrar os talentos presentes nas Escolas Estaduais, de modo que outros alunos atletas possam se sentir inspirados a começar a prática do esporte.
“Nós temos 38 ginastas participando do JEAs, e a grande maioria vem de Escolas Estaduais. Nós estamos com esse trabalho de massificar a ginástica no âmbito escolar, incentivando os professores a fazerem a ginástica desde a sua base”, salientou a professora.


Na Vila Olímpica de Manaus, na zona Centro-Oeste, uma das principais praças esportivas dos Jogos Estaduais do Amazonas (JEAs), as competições foram marcadas pela classificatória no solo, trave, paralelas assimétricas, salto e barra fixa, aparelhos que marcam as categorias da Ginástica Artística As competições seguiram com disputas em 8 modalidades, coletivas e individuais.
Vôlei de Praia
No Vôlei de Praia, que iniciou suas disputas na segunda-feira (21/07), estudantes de vários municípios do Amazonas mostraram a garra e a vontade de se consagrar campeões. Vindo do município de Silves (há 204 quilômetros de Manaus), a dupla formada pelos alunos da EE Humberto de Alencar Castelo Branco, Hernan Datolo, da 3ª Série do Ensino Médio, e Mário Manuel, da 1ª Série do Ensino Médio, contou sobre a preparação para os jogos e as dificuldades superadas.
“A nossa expectativa está muito boa, porque treinamos muito, foi um treinamento intenso. Na nossa cidade não tem torneio para ganharmos experiência com competição, mas viemos no último JEAs e ficamos em terceiro lugar na série ouro, e com isso a gente ganhou mais experiência, mais confiança”, compartilhou o atleta Hernan Datolo.

FOTO: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
Para o professor coordenador da modalidade, Francisco Filho, a prática esportiva desperta as melhores qualidades dos alunos, ensinando sobre compromisso, perseverança, e a importância de manter uma vida ativa e mais saudável.
“O esporte leva a isso, ele educa mas também transforma, e é isso que nós queremos que aconteça com todas as crianças que participam dos jogos. Aqui não tem apenas os alunos da capital, mas também de muitos outros municípios, o que acaba se tornando uma troca de experiências para eles também”, disse o coordenador. A final do vôlei de praia ocorre nesta terça-feira.
As disputas nos Jogos Escolares do Amazonas seguem em curso até o próximo dia 27 de julho. No total, são 20 modalidades em disputa pelos mais de 7,6 mil atletas inscritos.
Fonte: Agência Amazonas de Notícias