Intermediação da produção visa reduzir os prejuízos causados pela cheia dos rios e contribuir para o escoamento da produção rural
Foto: Jhonny Marques/ADS
A Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) adquiriu 71 toneladas de jerimum, beneficiando produtores rurais em quatro municípios do interior do estado. A previsão é que sejam adquiridas 100 toneladas do produto para apoiar 22 famílias da agricultura familiar a reduzir os prejuízos causados pelo período da cheia dos rios nos municípios de Careiro da Várzea, Iranduba, Manaquiri e Manacapuru.
De acordo com a diretora-presidente da ADS, Michelle Bessa, a meta da ADS é auxiliar no escoamento da produção, evitando perdas. Parte dos produtos são destinados a organizações sociais atendidas pelo Programa de Assistência Familiar (PAF), desenvolvido pela ADS, e para comercialização nas redes de supermercados da capital.
A coleta dos produtos foi realizada conforme cronograma estabelecido pela equipe técnica da ADS, que atua no Balcão de Agronegócios. A retirada das 71 toneladas de jerimum junto aos agricultores iniciou no último dia 31 de março, com a aquisição de 25 toneladas, seguindo no dia 03 de abril, com 20 toneladas, finalizando nesta segunda-feira (07/04), com a coleta de mais 26 toneladas.


Foto: Jhonny Marques/ADS
“A ADS vem acompanhando os agricultores desses quatros municípios que estão com a produção afetada devido a subida do nível das águas. Estamos dando todo apoio para que eles não tenham prejuízos, auxiliando no escoamento e, principalmente, fortalecendo a agricultura familiar”, ressaltou Michelle Bessa.
O produtor Carlos Damaceno, de Manaquiri, que é um dos contemplados com a intermediação da negociação dos produtos, agradeceu a iniciativa da ADS. “Nós não tínhamos para quem vender essas 26 toneladas de jerimum. ADS veio com a gente e está agora garantido a venda dos nossos produtos e não teremos perda, pois a área do plantio já está debaixo de água”, disse o produtor.
Foto: Jhonny Marques/ADS
O coordenador do Balcão de Agronegócios da ADS, Mario Moura, explicou que a equipe técnica realiza a avaliação em propriedades rurais dos produtores e, após essa etapa, é verificada a capacidade produtiva de cada produtor. A partir daí, as redes de supermercados de Manaus são acionadas para a negociação dos produtos.
“Essa ação é importante e nós realizamos um esforço maior, em conjunto com todo o Sistema Sepror (Secretaria de Estado de Produção Rural), que nos possibilita, além de Programas como o PAF, também no auxílio logística de entregar toda essa produção ao comércio local da capital”, destacou Mário Moura.
Fonte: Agência Amazonas de Notícias