Amauri Ribeiro propõe meia-entrada para profissionais da segurança pública

Publicado em: 29/10/2025 07:38

Tramita na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) o projeto de lei nº 26.794/25, de autoria do deputado Amauri Ribeiro (UB), propondo instituir em Goiás o direito ao pagamento de meia-entrada para policiais militares e civis, bombeiros militares e policiais penais em estabelecimentos e casas de diversão, praças esportivas ou similares, que promovam espetáculos de lazer, entretenimento e difusão cultural.

De acordo com o parlamentar, a proposta busca reconhecer a importância e o papel essencial desempenhado pelos profissionais de segurança pública, que diariamente arriscam suas vidas para proteger a sociedade, garantir a paz e manter a ordem. Ele também ressalta que, diante da natureza estressante e de alto risco das atividades desempenhadas por esses servidores, é fundamental implementar políticas que contribuam para o bem-estar físico, mental e social da categoria.

O texto enfatiza que o acesso ao lazer é um direito e uma ferramenta importante de promoção da saúde e da qualidade de vida. Estudos apontam que atividades recreativas e culturais ajudam na prevenção de doenças físicas e psicológicas, reduzem o estresse e melhoram o desempenho no trabalho. O lazer, segundo o deputado, proporciona recuperação física e mental, estimula novas experiências e fortalece o convívio social, impactando positivamente na vida pessoal e profissional desses trabalhadores.

Além do aspecto social, Ribeiro destaca que a medida também trará benefícios econômicos, já que a ampliação do acesso de profissionais de segurança pública a eventos culturais e esportivos tende a aumentar o público desses estabelecimentos, gerando mais consumo de ingressos, alimentos, bebidas e serviços. “É uma iniciativa que valoriza nossos policiais e, ao mesmo tempo, movimenta a economia local e incentiva o setor cultural”, argumenta o deputado.

A matéria foi protocolada na Alego e está em via de encaminhamento à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), para designação de relatoria parlamentar.

Fonte: Agência de Notícias do Estado de GO

Compartilhar

Faça um comentário