O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, entregou na manhã deste sábado (26) a via de interligação no bairro Perpétuo Socorro sobre o Igarapé das Mulheres que leva o nome de uma das mulheres que lavava roupas no local, Dona Zuila. Essa via resolve o problema histórico da cidade ao ligar a Feira do Pescado a complexos turísticos da orla do rio Amazonas e a Avenida FAB.
A construção faz parte da segunda etapa da revitalização da orla do bairro Perpétuo Socorro, que integra o projeto turístico Orla Viva. O investimento na obra foi de R$1.965.745,34, proveniente do Tesouro Municipal.
Problema histórico solucionado
Durante anos, o acesso à Feira do Pescado era feito por vias que demoravam, pois o motorista tinha que pegar um caminho mais longo pela Rua Oscar Santos para acessar a área comercial do bairro Perpétuo Socorro.
Se estivesse a pé, o acesso se dava por uma ponte de madeira que não aguentava veículos pesados. Além disso, a obra conecta o Complexo Turístico do Parque do Jandiá, a Praça do Batismo Pastoral Adna Miranda Ferraz e o Batistério Público Evangélico do Rio Amazonas, ambos localizados no bairro Cidade Nova.
Agora a via de interligação, localizada sobre o Igarapé das Mulheres, liga a Rua Hugo Alves Pinto, em frente ao Mercado do Pescado, no bairro Perpétuo Socorro, à Rua Beira Rio, ao lado da Praça Jacy Barata.
O chefe do Executivo Municipal, Dr. Furlan, reafirmou o compromisso do Programa Orla Viva com a requalificação da frente da cidade e a integração da orla do Rio Amazonas.
‘’Nunca na história de Macapá se fez tanto pelo município. A partir da entrega desta interligação, criamos a unificação da orla do Rio Amazonas, que conecta o Cidade Nova ao Araxá, com quase 7 km de orla, oferecendo potencial para turismo, empreendedorismo e lazer’’, confirmou.
Nas proximidades da nova via de interligação, está a área comercial do bairro, com empreendimentos que vão de materiais de construção até a feira. Maria de Fátima, comerciante que trabalha há 20 anos no Igarapé das Mulheres, conta que as vendas aumentaram após a construção da via.
‘’É um sonho essa interligação com o bairro Perpétuo Socorro e o centro da cidade. Depois da finalização da obra, minhas vendas aumentaram. Atualmente, tenho dois funcionários, mas possivelmente irei contratar mais um para atender o maior fluxo de pessoas que agora passam aqui’’, disse.
Os serviços foram executados e fiscalizados pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) e incluem drenagem com a colocação de aduelas de concreto, terraplenagem, pavimentação com base em CBUQ.
Além disso, a obra também recebeu meio-fio, sarjeta, execução e compactação da base ou sub-base para pavimentação de solo estabilizado, barreira simples de concreto armado e pré-moldado, pintura vertical e horizontal, além de iluminação em LED.
‘’Essa obra não apenas transforma a vida dos moradores e empreendedores do bairro Perpétuo Socorro, mas também respeita o meio ambiente. A estrutura da travessia permite que o fluxo da água do canal siga sem nenhum impedimento’’, informou o prefeito.
Iluminação Pública
Para iluminar o espaço, a Companhia de Iluminação Pública, Energia Sustentável e Saneamento do Município de Macapá (Cipemac) instalou 12 postes ornamentais com 24 luminárias em LED. Essa iluminação trás segurança, ajuda a reduzir a criminalidade e os acidentes de trânsito.
Histórico da Homenageada
Zuila Bezerra Bacelar, conhecida como Dona Zuila, foi uma das mulheres do igarapé que lavou roupas junto a centenas de outras na região. Nascida em 25 de outubro de 1933 e falecida em 21 de dezembro de 2021, ela foi lavradora, pescadora, caçadora, seringueira e chefe de família, criando seis filhos.
Seus ensinamentos foram transmitidos de geração a geração, destacando-se em partejar, puxações e benzeções, além de ser uma talentosa resadeira.
Em 1969, mudou-se para Macapá, no bairro Igarapé das Mulheres, atualmente Perpétuo Socorro.
Dona Zuila se tornou uma importante liderança comunitária, atuando em movimentos de resistência e ajudando a eleger figuras políticas, incluindo seu filho Nilpisca, o vereador mais votado entre 1997 e 2004. Ela também participou de encontros internacionais de parteiras no Amapá e na Guiana Francesa, compartilhando experiências sobre partos naturais.
Dona Zuila foi uma das mulheres que construíram nossa cidade. Seus serviços prestados à comunidade hoje serão eternizados na nomeação dessa via de interligação que conectará o bairro Perpétuo Socorro à Praça Jacy Barata Jucá.
Confira mais fotos | Fotos: Jesiel Braga/PMM