A Universidade do Estado do Amapá (Ueap) vai realizar entre os dias 14 e 16 de janeiro, a 6ª Semana de Engenharia de Produção, que nessa edição abordará os desafios e a oportunidades que a sustentabilidade e a inovação oferece dentro de setores da economia relacionados à disciplina. As inscrições são gratuitas e feitas on-line, porém com vagas limitadas e certificados de participação.
O evento pretende reunir a academia, profissionais, estudantes e a sociedade em geral para discussões sobre a temática. Organizada pela coordenação do curso de Engenharia de Produção da universidade, a ação vai promover palestras, minicursos e oficinas que ocorrerão no Campus I da Ueap e no Núcleo Tecnológico de Engenharia de Produção (NTEP), além de proporcionar aos participantes uma visita técnica a uma empresa do ramo alimentício. A última edição do evento ocorreu há 10 anos.
Tendo como tema “Inovações Sustentáveis para o Futuro da Amazônia”, a ideia é que os debates e os ensinamentos propostos possam instigar o público presente no encontro, a pensar soluções e colaborar na construção de um futuro mais promissor para a região, com desenvolvimento socioeconômico orientado pela sustentabilidade.
“A inovação permite superar desafios industriais, enquanto a sustentabilidade reforça a necessidade de práticas que minimizem os impactos ambientais, promovendo o equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental. Assim, o evento não apenas contribui para a formação técnica, mas também reforça a responsabilidade social e ambiental dos futuros profissionais”, explica o coordenador do evento, o professor Mailson Vilhena.
Confira a programação do evento:
Terça-feira, 14
8h – 9h30 – Recepção e Credenciamento
9h30 – 10h – Abertura
10h – 12h – A convergência da indústria 4.0 da servitização da sustentabilidade (Prof. Dr. Henrique Correa)
14h – 15h30 – Emergência climática, sociobioeconomia e a Cop 30 na Amazônia (João Capiberibe)
15h30 – 17h – Terrazon Revestimentos
17h – 18h – Cofee Break
Quarta-feira, 15 (Auditório da Ueap)
8h – 9h – Recepção
9h – 10h30 – Logística e operações humanitárias frente a desastres relacionados ao clima (Profa. Dra. Brenda Faria)
10h30 – 12h – Produção de materiais adsorventes a partir de resíduo de mineração (Prof. Dr. Emerson Rodrigues)
14h – 18h – Visita técnica (Vovó Iaiá)
14h – 18h – Análise de indicadores socioambientais na Amazônia (Profa. Ma. Julyana Kluck)
14h – 18h – Produção de biogás (Prof. Me. Menyklen Penafort)
14h – 18h – Recuperação de Lâmpadas de Led (Prof. Dr. Ronan Brito)
Sexta-feira, 16
8h às 9h – Recepção
8h – 12h – Utilização do software ergolandia 8.0 para avaliar e ergonomia de postos de trabalho (Prof. Me. Jackson Epaminondas)
9h – 10h30 – Arandu-ouvir o tempo: inovação em monitoramento ambiental na Amazônia utilizando ciência de dados e tecnologias emergentes (Prof. Dr. Ailson Picanço)
14h – 17h – Análise de riscos e gestão de crises em projetos ambientais (Prof. Dr. Agenor Sousa)
14h – 17h – Confecção de puff com garrafa PET (Profa. Dra. Larissa Xavier)
17h – 18h – Encerramento
Fonte: Agência de Notícias do Amapá