O programa Mais Sorriso do Governo do Amapá realizou uma blitz educativa sobre o câncer de boca na Feira do Produtor, no bairro Novo Buritizal, na Zona Sul de Macapá. Durante a ação do Maio Vermelho, foram distribuídos kits de higiene bucal e panfletos sobre o que é a doença, os sintomas iniciais, onde realizar o diagnóstico na rede estadual de saúde e hábitos saudáveis que aumentam as chances de cura dos pacientes.
As atividades aconteceram na quarta-feira, 28, e foram coordenadas pela Secretaria Estado da Saúde (Sesa). No local, também foi oferecida uma avaliação inicial com especialistas do Centro de Especialidades Odontológicas Estadual (CEO) e da Unidade de Alta Complexidade Oncológica (Unacon).

O cirurgião dentista do CEO, Manoel Amaral, trabalha com o diagnóstico e prevenção do câncer de boca, além de patologias como lesões na cabeça e no pescoço. Ele ressaltou a importância de um diagnóstico prévio.

“Apenas em 2024, em Macapá, foram contabilizados 19 casos confirmados de câncer de boca. Inicialmente, é uma quantidade baixa, mas a procura para essa especialidade ainda é muito pequena pela falta de conhecimento dos sinais, então, quando recebemos algum paciente, geralmente já são em situações mais graves. A blitz visa passar essas informações para que a população seja instruída a buscar atendimentos nos órgãos de saúde do Amapá”, frisou Amaral.
Hábitos saudáveis ajudam a reduzir a possibilidade de adquirir a doença, como boa higienização bucal, alimentação saudável e consultas a cada 6 meses. Em caso de suspeita, é necessário buscar uma unidade de saúde para fazer uma primeira avaliação com um cirurgião dentista, que vai realizar ou não o encaminhamento para um especialista.

O estomatologista da Unacon, Elvis da Cunha, afirmou que o diagnóstico precoce de praticamente 100% dos cânceres salva a vida do paciente, e que o câncer de boca, em que 95% dos casos iniciam como uma ferida, é feita a remoção total do tumor.

“Antigamente, pessoas morriam de uma doença na boca e sequer tinham conhecimento da possibilidade de ser um câncer. Mas hoje, com nossas ações periódicas de conscientização, buscamos informar ao maior número de pessoas possíveis a importância de um diagnóstico prévio”, finalizou Cunha.
Câncer de boca
É um tumor maligno que afeta os lábios e as estruturas da boca, como gengivas, bochechas e língua. Os principais sintomas classificados como preocupantes incluem:
- Ferida na boca ou erosão na cavidade bucal;
- Manchas brancas ou vermelhas na boca;
- Uso excessivo do cigarro convencional e eletrônico;
- Consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
- Exposição aos raios solares sem proteção.
Fonte: Agência de Notícias do Amapá