Amapá

Saiba como realizar de forma online a chamada escolar 2021

Published

on


Teve início nesta segunda-feira, 4, chamada escolar para o ano letivo de 2021 na rede estadual e municipal de Macapá e Santana. O chamamento será realizado até o dia 5 de fevereiro pela internet.

A Chamada Escolar acontece por meio da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seed) e as secretarias municipais de Educação de Macapá e Santana. Nesse primeiro dia de chamada, mais de 10,6 mil estudantes foram inscritos.

De acordo com o coordenador de educação básica e profissional da Seed, Ryan Muller, nesta primeira etapa, o procedimento tem finalidade de mensurar a demanda escolar para as redes municipais e estadual de ensino em 2021.

“É como se fosse um censo, mas interno, para sabermos onde estará a maior procura e, assim, ampliarmos ou reduzirmos o número de vagas disponíveis. De acordo com a demanda, vamos ajustamos a rede”, explicou Ryan.

A segunda etapa é a pré-matrícula, que possui edital próprio, e é também onde os pais poderão escolher a escola onde seus filhos irão estudar, explica o coordenador. As primeiras escolas a serem selecionadas são as de gestão compartilhada com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar, além de duas escolas que ficam localizadas no conjunto habitacional Macapaba.

“Colocamos as escolas de gestão compartilhada para serem as primeiras a terem suas vagas preenchidas, porque, uma vez que aquele aluno que não conseguir vaga nessas escolas, poderá optar pelas demais unidades. No caso do Macapaba, que não é de gestão compartilhada, a intenção é fazer com que as famílias que residem no habitacional é que fiquem com as vagas”, complementou.

Leia Também:  ‘Houve dia que eu não tinha alimento para dar à minha filha’, diz mãe ao receber Kit Merenda em Casa

Chamada on-line

Este ano, a Seed trabalha para que todo o processo seja feito de forma on-line, evitando, assim, que haja aglomerações nas unidades escolares em decorrência do momento de pandemia causada pela Covid-19. Isso significa que não será preciso os pais ou responsáveis irem até as escolas levarem documentação.

Quem pode fazer a chamada?

Todos os pais que desejam colocar seus filhos nas seguintes séries: 1º período da Educação Infantil, 1º e 6º ano do Ensino Fundamental, 1ª série do Ensino Médio, 1ª e 3ª Etapas do Ensino Fundamental na modalidade da Educação de Jovens e Adultos e 1ª Etapa do Ensino Médio na modalidade da Educação de Jovens e Adultos.

E os interessados em estudar nas escolas estaduais e municipais localizadas na zona rural dos municípios onde não haja acesso à internet, terão que preencher um formulário impresso presencial nas unidades escolares mais próximas. As informações declaradas no formulário serão inseridas na plataforma SigEduc pela secretaria escolar onde o documento foi preenchido.

Como fazer?

A chamada será realizada em duas etapas, via internet para estudantes interessados em estudar nas escolas públicas da região urbana e rural que tenham acesso à internet para o preenchimento do formulário online, disponível através do endereço www.escolapublica.ap.gov.br

Leia Também:  Unidades do Meu Campinho garantem inclusão de forma sustentável

Documentos necessários

Para o preenchimento dos formulários, seja online ou presencial, serão obrigatórios os documentos e dados dos estudantes como: Certidão de Nascimento, CPF, Carteira do SUS e, quando maior de idade, e-mail e dos responsáveis a documentação exigida é RG, CPF, Comprovante de Residência e o e-mail.

Suporte aos pais que não possuem acesso à internet

Para os pais que não conseguirem realizar a chamada escolar on-line, a Seed está disponibilizando escolas-polos, em Macapá e Santana, com acesso à internet.

Conforme a lista abaixo:

Macapá

  1. Escola Estadual Raimunda dos Passos – Bairro: Novo Horizonte
  2. Escola Estadual Raimunda Virgolino – Bairro: Pedrinhas
  3. Escola Estadual José Firmo – Bairro: Trem
  4. Colégio Amapaense – Bairro: Centro
  5. Escola Estadual Maria Carmelita do Carmo – Bairro: Beirol
  6. Escola Estadual Esther Virgolino – Bairro: São Lázaro
  7. Escola Estadual Jesus de Nazaré – Bairro: Jesus de Nazaré
  8. Escola Estadual Marly Maria – Conjunto Habitacional Macapaba
  9. Escola Estadual Jacinta Carvalho – Distrito da Fazendinha
  10. Escola Estadual Maria Carmelita – Bairro: Buritizal

Santana:

  1. Escola Estadual Augusto Antunes – Bairro Nova Brasília
  2. Escola Estadual Elizabeth Esteves – Bairro Hospitalidade
  3. Escola Estadual Alberto Santos Dumont – Bairro: Elesbão
  4. Polo Municipal – Universidade Aberta do Brasil (UAB) – Bairro:Nova Brasília
Fonte: Governo AP

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MAIS LIDAS DA SEMANA