Rota da Inovação conecta turismo, bioeconomia e negócios no Inova Amazônia Summit em Macapá

0
9
Rotas dão destaque para experiências imersivas em inovação, cultura e turismo de negócios

Durante o Inova Amazônia Summit, que iniciou nesta quarta-feira, 21, o Governo do Estado e o Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Amapá (Sebrae-AP), promovem as Rotas da Inovação. A programação une experiências imersivas em inovação, cultura e turismo de negócios.

A atividade ocorre na sexta-feira, 23, das 8h às 13h, com ponto de partida e encerramento na sede do Sebrae em Macapá. Para garantir a vaga, é necessário preencher o formulário de inscrição online, informando dados como nome completo, contato, empresa ou instituição representada, cargo, estado de origem e a rota escolhida. As vagas são limitadas e gratuitas. 

INSCREVA-SE AQUI

As rotas

Três rotas diferentes estarão disponíveis, cada uma com capacidade para até 40 pessoas. O transporte será oferecido pelo evento, com suporte de técnicos do Sebrae e guias turísticos durante todo o trajeto.

  • Rota Marabaixo: une tradição cultural e inovação produtiva. A primeira parada será na Engenho Café de Açaí (9h30 às 10h30), onde será possível conhecer o processo de produção do açaí. Em seguida, a visita será ao espaço Flor de Samaúma (11h às 12h), voltado à valorização da cultura do Marabaixo.
  • Rota Brilho de Fogo: destaca a ciência e identidade cultural. A jornada começa na Universidade Estadual do Amapá (Ueap), das 9h às 10h30, com apresentação de projetos voltados à bioeconomia. Depois, os participantes visitam a Fortaleza de São José de Macapá (11h às 12h), um marco histórico do estado.
  • Rota Pororoca: promove a integração entre inovação e saberes ancestrais. A primeira parada será no Senai (9h às 10h30), com foco em soluções tecnológicas para a indústria local. Em seguida, a visita será ao Museu Sacaca (11h às 12h), que preserva tradições e conhecimentos da Amazônia.

Encerramento e integração

Após as rotas, todos os grupos se encontrarão no futuro Parque Tecnológico do Amapá, o antigo Macapá Hotel, que mesmo em fase de construção, já se consolida como polo estratégico para inovação, atração de negócios e pesquisa aplicada. O espaço está alinhado ao Plano Estratégico Amapá 2043 e às políticas nacionais de inovação.

Os participantes devem escolher apenas uma rota. Caso a opção esteja lotada, a organização fará a realocação conforme disponibilidade. Recomenda-se o uso de roupas leves e confortáveis e a realização de um bom café da manhã antes da saída. Todos receberão uma camisa oficial e as visitas serão registradas por meio de fotos.

Programação do Inova Amazônia Summit iniciou nesta quarta-feira, 21, no Sebrae-AP

Parceiros

O Inova Amazônia Summit é realizado pelo Sebrae e o Governo do Estado do Amapá (GEA), com apoio dos parceiros Conselho Nacional das Fundações de Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Grupo Equatorial, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Grupo Rede Amazônica e Fundação Rede Amazônica, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Social da Indústria e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Sesi e Senai Amapá), Associação Brasileira de Startups (ABStartups), Sebrae Play, Mariza Alimentos, Lan Telecom, Associação Amapaense de Tecnologia (Amapatec), Comunidade Tucuju Valley e Instituto Amazônia +21.

Fonte: Agência de Notícias do Amapá