InícioAmapáRéveillon do Amapá garante interpretes de Libras em todos os shows e...

Réveillon do Amapá garante interpretes de Libras em todos os shows e torna a programação mais inclusiva ao público

Durante os shows, os intérpretes se envolvem até com movimentos corporaisO Réveillon do Amapá, o maior Ano Novo da Amazônia, promovido pelo Governo do Estado, iniciativa privada, Ministério do Turismo e senador Davi Alcolumbre, no anfiteatro da Fortaleza de São José de Macapá, mostrou desde o início que também é um evento de inclusão. Durante todas as apresentações, intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) tornaram os shows mais acessíveis ao público.

O intérprete de Libras e presidente da Associação Amapaense dos Surdos, Matheus Fonseca, e outros seis profissionais se revezaram ao longo de três dias de evento, para garantir uma experiência completa para as pessoas surdas.

Matheus Fonseca é o presidente da Associação Amapaense dos Surdos“Esse é um grande avanço para nós que somos surdos e desta forma conseguimos entender tudo que acontece nos shows. Estamos gradativamente conquistando nosso espaço e abrindo um mercado de trabalho que em nosso estado ainda é pouco ocupado, mas estamos crescendo”, destacou Fonseca.

Fazendo parte da equipe de intérpretes, Elida Barros destacou a oportunidade de mostrar a importância de um profissional da área para atuar em grandes eventos e como faz a diferença para quem está acompanhando a programação.

“Aqui podemos mostrar nosso trabalho para uma enorme plateia e com isso, as pessoas passam a perceber e conhecer que existe, no estado, um trabalho de inclusão onde todos podem participar. É também um espaço alavancar a área de libras e abrir caminhos profissionais. É maravilhosa essa iniciativa do Governo do Amapá”, declarou Elida.

Elida Barros faz parte da equipe de interpretes que atua durante as apresentações artísticasO trabalho durante as apresentações musicais também envolve movimentos corporais e cada interprete trabalha por 30 minutos, até a próxima troca por outro profissional. Os serviços voltados para o público surdo continuam para a grande virada.

Desde sábado, 28, já passaram pelo palco o rei Roberto Carlos, artistas amapaenses no domingo, 29, com shows infantis, roda de samba e pop e tecnobrega, além de Alok e Ávine Vinny. Nesta terça-feira, 31, Pablo do Arrocha, Alceu Valença e João Gomes celebram com os amapaenses, a chegada de 2025!

FOTOS: Alok leva multidão ao delírio com espetáculo de drones, lasers e mix de eletrônico, samba e internacional no Réveillon do Amapá

Maior Ano Novo da Amazônia

Com entrada franca para todos, a programação que celebra a chegada de 2025 iniciou no sábado, 28, e segue até esta terça-feira, 31, no anfiteatro da Fortaleza de São José de Macapá. O evento é promovido pela iniciativa privada em união com o Governo do Amapá, Ministério do Turismo e senador Davi Alcolumbre.

Com grandes nomes nacionais contratados por empresas do setor privado, como Roberto Carlos, Alok, Ávine Vinny, Alceu Valença, João Gomes e Pablo do Arrocha, o evento contará com transporte metropolitano gratuito e presença de mais de 1,8 mil agentes de segurança pública do Governo do Amapá que darão suporte ao público presente. 

O Governo do Amapá promove, ainda, a participação de mais de 60 artistas locais que enaltecerão as vozes e ritmos amazônicos como Tatty Taylor, Letícia Auolly, Amazônia Fusion, Rogério e Cia e Os Moreiras. O tradicional show pirotécnico terá duração de aproximadamente 15 minutos, da terça-feira, 31, para o dia 1º de janeiro de 2025, realizado com baixo volume sonoro para conciliar alegria e inclusão.

A estrutura do Réveillon da Amazônia no Amapá traz um ambiente totalmente moderno, com palco, som e iluminação, também garantidos pelo Governo do Estado. O evento consolida o estado como roteiro de grandes eventos nacionais do fim de ano, movimentando a economia, o turismo, a cultura e as produções locais.

Fonte: Agência de Notícias do Amapá

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA