A Prefeitura de Macapá lançou o Projeto ‘Compostagem’, iniciativa que transforma resíduos urbanos em adubo para pequenos produtores da região. A ação utiliza folhas recolhidas da limpeza das praças, restos de caroços de açaí de comerciantes locais, entre outros materiais orgânicos, para gerar um solo rico em nutrientes. Essa prática permite o fortalecimento das áreas plantadas e resulta em alimentos de maior qualidade, produtividade e o fortalecimento da produção agrícola.
Produtores das comunidades do município recebem o adubo e o auxílio durante o processo de cultivo. Nesta quarta-feira (30), o produtor beneficiado Romilson Bastos, da comunidade das Acácias há mais de 10 anos, contou como o apoio recebido transformou seu trabalho no campo.
“A doação de adubo melhorou o solo e garantiu uma colheita de qualidade, como a cebolinha e o cheiro verde. A mecanização e a assistência técnica facilitam muito nosso processo, já estamos colhendo as verduras para serem vendidas na feira. Se fosse na inchada, íamos passar o ano todo”, afirma.
O projeto é coordenado pela Secretaria de Agricultura (Semag), em parceria com a empresa Amapá Florestal e Celulose S.A (AMCEL), a ação ainda inclui implementos e técnicos agrícolas para auxiliar os produtores durante todas as etapas de cultivo.
“Com o projeto de compostagem, estamos conseguindo transformar resíduos em adubos orgânicos para agricultura familiar. Atuamos em várias comunidades, como Vila Valdemar, Acácias e o Mini Polo da Fazendinha, onde nossos parceiros têm sido fundamentais para o nosso trabalho. Nossa equipe técnica acompanha todo o processo, para que os produtores possam realizar a compostagem da maneira correta”, afirma Juliano Del Castilo, secretário municipal de Agricultura.
O Projeto ‘Compostagem’ faz parte do conjunto de medidas voltadas ao desenvolvimento sustentável da agricultura local, que impulsiona o cultivo e valoriza a agricultura familiar de Macapá, com benefícios que geram renda e segurança alimentar na região.
| Fotos: Etienice Silva/PMM