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Projeto com sementes de jucá desenvolvido por alunos de escola estadual do Amapá é destaque em evento científico no Ceará

Educação estadual do Amapá foi destaque em feira nacional de ciências

Um projeto desenvolvido por estudantes da Escola Estadual Araçary Corrêa Alves, em Macapá, conquistou o quarto lugar geral na categoria “Ciências Agrárias” na Expo Nacional MILSET Brasil 2025, feira de divulgação científica realizada em Fortaleza (CE). O evento, que aconteceu entre os dias 11 e 15 de maio, destacou a inovação e o talento dos jovens pesquisadores do Amapá.

A comitiva, formada pelos alunos do 1º ano do ensino fundamental Cauã Franco, Cristine de Lima e Sophia Magalhães, o professor orientador Clodoaldo Costa e a diretora Marklivana Machado, apresentou o projeto intitulado “Efeitos da escarificação mecânica em sementes de Jucá”, que nasceu em sala de aula em 2022 para buscar soluções para a “dormência” das sementes de jucá, o que dificultava a germinação.

Comitiva da Escola Estadual Araçary Corrêa Alves, de Macapá

Além do impacto científico, o projeto se tornou uma ferramenta pedagógica multidisciplinar. Através da criação de textos, utilização de sequências numéricas, medidas de tempo, cálculos e análise de tabelas, os alunos aprimoraram suas habilidades em língua portuguesa, matemática e ciências. A iniciativa também promoveu a valorização dos conhecimentos tradicionais, com rodas de conversa sobre medicina caseira envolvendo as mães dos alunos.

A participação na feira nacional foi viabilizada por uma premiação da Feira de Ciências e Engenharia do Amapá (Feceap) 2024, evento anual promovido pelo Governo do Estado, que também custeou as passagens aéreas da comitiva. Segundo o professor Clodoaldo Costa, o incentivo à pesquisa no cotidiano da rede estadual e o apoio recebido para a feira foi imprescindível para o sucesso do projeto.

Projeto com sementes de jucá começou em sala de aula, em 2022

“Nossas crianças foram muito elogiadas pelos visitantes e avaliadores, tanto pelo conhecimento a respeito do projeto quanto pelo desempenho durante as apresentações. Certamente, representaram muitíssimo bem o estado do Amapá. Daí a importância de apoiar as escolas para trabalhar a iniciação científica, tendo em vista a relevância da pesquisa na promoção da aprendizagem ativa e construção mais significativa de conhecimentos”, enfatizou Clodoaldo.

Ainda em Fortaleza, o projeto amapaense foi credenciado para a Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (Fenecit), que será realizada em Recife (PE), em outubro deste ano, com todas as despesas de hospedagem e alimentação inclusas.

Alunos amapaenses que representaram o projeto em Fortaleza

“Participar de um evento como esse foi uma experiência riquíssima. Conhecer lugares e pessoas de diferentes países, além de novos projetos de pesquisa com ideias para melhorar a vida das pessoas, favorece novas aprendizagens e marcam especialmente a vidas dos nossos alunos. Ademais, dá mais visibilidade às práticas educativas desenvolvidas nas escolas públicas estaduais, principalmente as que estão direcionadas à iniciação científica nos anos iniciais do ensino fundamental”, completa o professor orientador.

ÁREA: Educação

Fonte: Agência de Notícias do Amapá

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