InícioAmapáProfissionais da Educação da Escola Municipal Hildemar Maia recebem capacitação em primeiros...

Profissionais da Educação da Escola Municipal Hildemar Maia recebem capacitação em primeiros socorros

Foto: Merlin Pires/PMM

Na manhã desta terça-feira (26), a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), por meio do projeto ‘Lucas Vive’ e Paratus Treinamentos, realizou capacitação de primeiros socorros a cerca de 40 servidores da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Hildemar Maia, área central de Macapá.

A capacitação tem o objetivo de qualificar os servidores em técnicas e manobras para agirem em caso de Obstrução das Vias Áreas por Corpo Estranho (OVACE), parada respiratória, cardiorrespiratória, pequenas fraturas, lesões e técnicas de contenção de sangramento, dentre outras.

O projeto iniciou em 2022 nas escolas do município, tanto na zona urbana, quanto rural, e já capacitou mais de 2 mil profissionais da educação, entre professores, coordenadores, gestores, merendeiros e porteiros.

Para Joana Dias, chefe da Divisão Saúde do Educando (SEMED), a ação traz conhecimento aos servidores, sobre os procedimentos corretos, no caso de uma ocorrência, para manter os sinais vitais e tentar evitar a piora do quadro, no qual a vítima possa se encontrar, até que cheguem os profissionais de saúde. “O projeto vai alcançar todo o quadro de servidores da educação do município”, complementou.

Firmo Leite, coordenador do projeto Lucas Vive, bombeiro e instrutor do treinamento, destaca que a formação faz parte do que determina a Lei 13.722, de 2018, cujo texto define que os cursos de primeiros socorros sejam ofertados anualmente, tanto para capacitação, quanto para reciclagem dos profissionais já capacitados, dentro das instituições de ensino públicas e privadas. “No Brasil, a rede de ensino do município de Macapá é a que tem o número maior de servidores capacitados em primeiros socorros. E este é um resultado de grande relevância”, enfatizou o coordenador.

A secretária administrativa, Alcione Penha, falou da importância de participar da formação. “Esta capacitação é de suma importância, não só para o ambiente escolar, mas para todos os ambientes em que estamos inseridos. A qualquer momento pode acontecer uma eventualidade, e se estamos preparados para agir da forma correta, podemos salvar vidas”, ressaltou Penha.

Sobre a Lei Lucas

Em setembro de 2017, o aluno Lucas Begallo morreu engasgado em uma excursão escolar, no Município de Campinas, em São Paulo. O Senado Federal, no dia 04 de outubro de 2018, aprovou a Lei 13.722/18 – a Lei Lucas.

Essa lei tem por objetivo capacitar os funcionários de escolas públicas e privadas de ensino infantil e básico, em todo o Brasil, dando suporte aos estudantes que se encontram em situação de emergência e precisam de assistência imediata até que o órgão competente chegue ao local.

Fonte: Prefeitura Municipal de Macapá

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA